Ceia sem glúten

Ceia sem glúten

Difícil resistir às delícias das ceias de Natal e Réveillon. Mas quem tem restrição alimentar não pode descuidar nem um pouco durante as festas. É o caso de pessoas com intolerância ao glúten. Confira as receitas sugeridas por Erica Schattka, nutricionista da rede Superprix, que tem cestas com produtos sem glúten para as ceias.

Peru recheado
Refogue no azeite 200g de bacon em cubinhos, ½ cebola grande picada, 250g de azeitonas picadas, 1 e ½ xícara (chá) de ameixas pretas picadas, 1 pimenta dedo-de-moça, 5 xícaras (chá) de farinha de mandioca, 1 maço grande de cheiro-verde picadinho e sal a gosto (nesta ordem). Recheie o peru já assado com essa farofa e sirva. Dica: antes de levar a ave ao forno, besunte toda a superfície com 5 colheres (sopa) de margarina sem leite.
Tender ao molho de ameixa
Ingredientes:
1 tender tipo bolinha (cerca de 1,5kg)
1 xícara (chá) de suco de abacaxi concentrado
2 colheres (sopa) de margarina sem leite
cravo da índia a gosto

Molho:
1 xícara (chá) de suco de abacaxi concentrado
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de mel
2 colheres (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de gengibre ralado
3 unidades de ameixa fresca fatiadas
Sal a gosto
Alecrim fresco para decorar

Modo de Preparo:
Tender: Em uma tigela, coloque o tender com o suco de abacaxi e deixe descansar em geladeira por aproximadamente 2 horas. Com a ponta de uma faca risque a superfície do tender de modo que se formem losangos. Nos vértices de cada losango, espete cravos-da-índia. Coloque o tender em uma assadeira média e espalhe pedacinhos de margarina. Regue com o suco de abacaxi. Depois cubra o tender com papel alumínio e asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por aproximadamente 30 minutos. Retire o papel e regue o tender com o caldo que ficou no fundo da assadeira, deixe assar por mais 10 minutos. Reserve.

Molho: Em uma panela, misture o suco de abacaxi, o açúcar mascavo, mel, o amido de milho, a mostarda, o gengibre ralado e o sal, deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos; acrescente as ameixas e cozinhe por mais cinco minutos. Sirva o tender com um pouco de molho e com as folhas de alecrim para decorar. Coloque o restante do molho em um recipiente para que possa ser consumido individualmente.

Pudim sem leite
Coloque 1 xícara de açúcar mascavo em uma fôrma para pudim com furo no centro e leve ao fogo baixo para derreter. Assim que ficar dourado, coloque ¼ de xícara de água quente e mexa. Reserve. Peneire 6 ovos e ponha no liquidificador junto com 400ml de leite de coco, 1 e ½ xícara de açúcar comum, 1 pitada de sal e 2 colheres de amido de milho. Bata bem, despeje na fôrma e asse no forno preaquecido a 180ºC em banho-maria por 1 hora. Resfrie na geladeira por 4 horas.

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *