Educação Família

Cinema feito por crianças e adolescentes

Festival Internacional Pequeno Cineasta chega à sexta edição, com filmes assinados por crianças e jovens de 8 a 17 anos

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC). O festival tem sido a oportunidade de muitas crianças e jovens mostrarem suas produções audiovisuais, e os interessados podem enviar seus vídeos até o dia 18 de julho. Os filmes selecionados serão exibidos em novembro na sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, e avaliados por um júri oficial e pelo público.

Este é o sexto ano consecutivo do festival, criado pela atriz e produtora Daniela Gracindo. O objetivo é estimular a produção de crianças e adolescentes, garantindo e valorizando a opinião deles. Em cinco edições, o festival recebeu 672 filmes de 28 países (na imagem em destaque, foto de making of de “Fome de que”, um dos filmes exibidos no FIPC)

– O Festival Internacional Pequeno Cineasta foi pensado e desenvolvido com foco nas crianças e jovens de 8 a 17 anos, com a ideia de revelar a experiência vivida por crianças do mundo inteiro de contar histórias através da linguagem audiovisual, procurando as estimular a um futuro participativo. A experiência de se expressar através da linguagem cinematográfica é uma potente forma de aprendizado e a intimidade com essa linguagem no mundo contemporâneo é uma premissa para se transitar bem pelos mais diferentes campos sociais. O cinema pode colaborar para a conquista de um aprendizado que firme suas bases na criatividade, na autoria da elaboração do conhecimento e na qualificação da criança como agente social – afirma Daniela, que atribui o sucesso do FIPC à autenticidade e à alegria com que tem sido realizado. – A crença na potência deste projeto me levou a encontrar profissionais que compartilham deste pensamento e que fizeram este sonho chegar à sexta edição com muita alegria, inovação e afeto.

Educadores, professores e instrutores podem orientar em assuntos relacionados a suporte técnico, como edição, operação de equipamentos, produção etc., sem interferir no processo criativo. Os filmes têm que ter de 1 a 10 minutos de duração, e podem ser de qualquer gênero (ficção, documentário, experimental e animação) e temática. O regulamento completo está disponível no site www.pequenocineastafest.com.br.

Em cinco edições, o festival recebeu 672 filmes de 28 países. E a produção brasileira, segundo Daniela, têm se destacado pela qualidade artística e cultural:

– Os filmes nacionais que recebemos surpreendem não só pela criatividade liberta de modelos, mas também pela qualidade dos filmes apresentados. A cultura de nosso país é muito rica e diversa e isso aparece de forma latente nos filmes que recebemos. Desde a primeira edição surgiram histórias variadas, multiculturais, detalhadas em seus temas e com uma riqueza, especialmente útil para se discutir valores e educação na infância.

Além da mostra oficial, o FIPC promoverá duas mostras não competitivas: “Sustente sua História”, com filmes sobre sustentabilidade feitos por crianças de todo o país, exibida no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico; e uma com os curtas produzidos pelos alunos da “Oficina Pequeno Cineasta”.

Serviço:
6º Festival Internacional Pequeno Cineasta
Período de inscrição: 20 de abril a 18 de julho
Endereço para inscrições: www.pequenocineastafest.com.br
Site oficial: www.pequenocineasta.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *