Destaque Educação

A criança e a música II

Estudar música vai muito além do aprendizado de um instrumento

Ainda pensando sobre a importância da música, estendemos agora nossas reflexões para os benefícios que o estudo da mesma proporciona.
Vimos que ao entrar em contato com a música, seja por apreciação livre ou ações dirigidas, as pessoas e, principalmente, as crianças têm a oportunidade de explorar diversos sentidos, pois a música, entre outras coisas, aguça a audição e a memória e estimula movimentos corporais.

Desde pequena, a criança demonstra interesse pelos sons que a rodeiam. Sons da natureza, dos objetos, das outras pessoas e produzidos por ela mesma. Todas essas experiências ampliam seu repertório de linguagens e sentimentos. se em novas possibilidades.

Estudos comprovam que, quando trabalhada desde a infância, a música estimula outras áreas do conhecimento favorecendo o desenvolvimento cognitivo e emocional. Podemos considerar a musicalização como um processo cognitivo e sensorial que envolve o contato com o mundo sonoro e a percepção rítmica, melódica e harmônica. Ela pode ocorrer intuitivamente ou por intermédio da orientação de um profissional.

Profissionais da música dão dicas preciosas para quem deseja matricular o filho em curso de musicalização. Primeiro, não existe uma idade determinada para iniciar o estudo de um instrumento musical ou de canto, mas é recomendada a idade de sete anos, pois qualquer estudo requer muito envolvimento e uma dose de disciplina. Para os menores, existem oficinas que oferecem atividades de exploração de instrumentos musicais, danças, ritmos e muito mais.

Perceba as necessidades de seu filho e respeite seus desejos, pois assim como em outros estudos como de um esporte ou línguas, por exemplo, é necessário ter habilidade e gosto. Permita que a criança experimente o maior número possível de instrumentos musicais, assim ela terá a possibilidade de escolher o que mais lhe agrada.  Economize na hora de comprar um instrumento, afinal é grande a possibilidade de a criança desistir de frequentar as aulas. Explique que você comprará instrumentos melhores conforme ela for crescendo e aprendendo mais.

Para que o ato de criação da criança se torne significativo no seu contexto de desenvolvimento é importante que você valorize-o. Ouça bastante música e respeite o gosto musical de seu filho. Lembre-se: vocês são de gerações diferentes!

Já sabemos que o contato com a música proporciona inúmeros benefícios. Além deles, o estudo musical na infância possibilita que as crianças trabalhem em equipe, pois, mesmo que o estudo seja individual; a prática, normalmente, é em grupo. Além disso, trabalha o respeito, pois ao formar uma banda ou orquestra cada criança precisar saber o momento exato de tocar e parar. E trabalha a persistência, pois para tocar bem um instrumento musical é importante talento, mas, principalmente, muita dedicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *