De férias com a ciência

De férias com a ciência

O Museu Nacional promove o evento “Tem criança no museu: de férias com a ciência”, um curso gratuito com duração de 15h, de 22 a 26 de janeiro, voltado para crianças de 5 a 7 anos. O objetivo é estimular a criatividade, a curiosidade e a ampliação de conhecimentos em Astronomia, Botânica, Paleontologia, Zoologia, Arqueologia e Etnologia, por meio de várias atividades. São apenas 30 vagas, preenchidas por meio de sorteio (15 vagas para alunos de escolas públicas e 15 para alunos de escolas privadas). Confira a programação e o cronograma de inscrição abaixo:

Programação:

Dia 22- Astronomia – Introdução à origem do Sistema Solar e do planeta Terra, por meio de oficina com meteoritos, observação do sol por telescópios e outros equipamentos, bem como sessão de planetário (Parceria: Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST).

Dia 23 – Paleontologia – As crianças serão convidadas a explorar a história da vida na Terra a partir de investigações nas salas de paleontologia, participarão da simulação de uma escavação e criarão seus próprios dinossauros e outros animais extintos usando peças de EVA coloridas com formas geométricas, dentre outras atividades.

Dia 24 – Arqueologia – Os participantes explorarão a origem de nossa espécie e o fantástico universo do Egito Antigo. Em um primeiro momento serão introduzidas à Arte Rupestre, aos materiais utilizados pelos homens das cavernas e aos registros deixados por eles e que hoje podem ser vistos em sítios arqueológicos brasileiros. Conhecerão, por meio de uma divertida brincadeira, o mito de Osíris e confeccionarão máscaras para contar essa história. Aprenderão, por meio de atividade prática, como era realizado o processo de mumificação.

Dia 25 – Zoologia e Botânica – Participantes se aproximarão do fazer científico. Serão estimulados a construir suas próprias hipóteses, a partir da observação e experimentação, proporcionadas pelo contato direto com os espécimes zoológicos e botânicos. Por meio de atividades práticas, serão abordadas as características físicas e comportamentais dos diversos grupos de animais e plantas.

Dia 26 – Etnologia Indígena – Nesse dia a proposta será a de explorar o universo infantil das etnias Karajá e Ticuna. Ouvirão histórias acerca dos mitos e lendas desses povos e, inspiradas pela exposição do Museu Nacional, serão convidadas a modelar e criar instrumentos e objetos ligados aos objetos expostos.

Cronograma

2 a 8 de janeiro -Pré-inscrição. Será feita em meio eletrônico no blog da Seção de Assistência ao Ensino (SAE)

10 de janeiro – Sorteio transmitido ao vivo pela página da SAE no Facebook.

15 e 16 de janeiro – Inscrição presencial (exclusiva para os sorteados)

22 a 26 de janeiro – Realização das atividades do “Tem Criança no Museu: de férias com a ciência”

E-mail para contato: feriasnomn@gmail.com

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *