Na Estante

De mãe para todas as crianças

sonho de mãe. Foto de capa do livroLivro infantil traz versos sobre emoções da maternidade

 

“Sonho de mãe” (editora jovem) é o quinto livro infantil da escritora Andrea Taubman. Nesta obra, ela divide com as crianças o turbilhão de emoções que envolvem a gestação e aborda várias fases do desenvolvimento do bebê. Para isso, Andrea não criou personagens ou uma historinha linear. O livro é de poesias.

– Eu acredito muito na força da palavra rimada. A criança gosta de acalanto. Criança gosta de canções de ninar.  E isso vem de ancestralidade. O acalanto está em todas as culturas.  E eu sinto prazer em escrever com musicalidade – diz a escritora.

Apesar de só escrever em português, Andrea, que nasceu em Buenos Aires, teve grande influência na infância da escritora argentina Maria Elena Walsh.

– Ela escrevia em verso, e fez parte das minhas leituras de infância.

“O menino que tinha medo de errar”, “A escola que eu quero pra mim” e “Meu amigo partiu” também foram escritos em versos. A única obra em prosa da autora é “Rosa formosa”. No novo livro, a intenção é aproximar as crianças dos sentimentos e emoções de mãe, e do amor incondicional que envolve a maternidade.

– Eu desejei pensar que se a criança soubesse o que é todo esse amor de mãe, o texto poderia abrir um diálogo entre mães e filhos. Hoje, as familias são pequenas. As crianças não vêem a mãe cuidar de um bebê – explica Andrea, mãe de Gabriel, de 20 anos, e Thiago, 14.

“Quando do quentinho sai, e vem para este lado,
Bebê se encolhe de frio, chora, fica assustado.
Mãe é cobertor,
Mãe é travesseiro, cobre o bebê de amor e o aquece por inteiro.”

Os versos de “Sonho de mãe”, como o citado acima, são ilustrados por Sandra Ronca.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *