Mergulho na literatura infantil

Mergulho na literatura infantil

Autora reúne em livro textos dedicados à literatura infantil e juvenil 

Mestre em Literatura e doutora em História da Arte, a jornalista e escritora Graça Ramos lança o livro “Habitar a Infância: como ler literatura infantil“ (Tema Editorial). A obra reúne textos dedicados à literatura infantil e juvenil, publicados originalmente no blog “A pequena leitora”.

– “Habitar a infância” é um livro de reflexão e referência. Não tem a simplificação dos guias tradicionais, por ser a reunião de artigos, mas serve para orientar pais, professores, adultos interessados em aproximar a leitura às crianças. Os textos apontam como diferentes autores lidam com variados temas e isso pode ajudar o mediador da leitura a escolher determinados livros. Há ainda uma boa lista de obras incluídas nas referências bibliográficas e um índice onomástico que permite localizar os autores nas páginas – diz a autora.

Para Graça Ramos, tão importante quanto incentivar a leitura na infância é respeitar a escolha das crianças sobre o que leem:

– Um leitor se constrói muito com o exemplo. Se a família gosta de ler, a criança tenderá a repetir esse prazer. Se a criança tem acesso a livros – um local em casa com alguns exemplares, ela vai se interessar por, se for muito pequeno, manuseá-los e terminará pedindo para alguém lê-lo. O livro precisa ser um objeto acessível, próximo. A criação do ser leitor depende dos livros, mas, essencialmente, ela é uma rede que se tece no afeto, no entrelaçar de experiências. Quanto ao interesse, a criança precisa ser respeitada em suas escolhas. Se ela não achar interessante um determinado livro, o ideal é apresentar outros. Eu mesma na primeira vez que li “Alice no País das Maravilhas”, não fiquei absorvida pela narrativa. Só na entrada da adolescência a menina me cativou para sempre. Houve uma época que eu só queria saber de historinhas em quadrinhos, e minha família respeitou esse interesse, e isso me ajudou muito mais tarde a entender a questão da imagem nos livros infantis. Então, é preciso estimular, dar opções, mas jamais forçar a criança a ler.

A jornalista lança o livro hoje, no Rio, e dia 22, em Belo Horizonte.

Rio de Janeiro
Data: 13/06
Horário: 19h
Local: Livraria da Travessa, Rua Visconde de Pirajá, 572, Ipanema

Belo Horizonte
Data: 22/06
Horário: 18h
Local: Livraria Quixote, Rua Fernandes Tourinho, 274 – Savassi

Comentar

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *