Destaque Família Lazer

Mostra virtual ‘O céu que nos conecta’

O Céu do ponto de vista de crianças e adolescentes. Esse é o resultado dos 142 trabalhos artísticos da mostra virtual “O Céu que nos conecta“, disponível a partir desta segunda, 29, no site do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). A exposição reúne desenhos, pinturas e mensagens de brasileirinhos, de 3 a 15 anos, que enviaram suas criações para a seleção promovida pelo Mast para mostrar como os jovens estão observando o céu neste período de isolamento social.

Trabalho de Joana Croce Pires, 11 anos/Divulgação Mast

Para marcar a abertura da visitação virtual, o canal do Mast no YouTube exibe também nesta segunda (29) a live “O céu que nos conecta: construindo uma exposição com o público”, explicando todo o processo da mostra.  São dez salas da exposição que propõem uma viagem pelas cores do espectro visível da luz.

Confira cada uma das salas da exposição virtual

O Céu e a Cidade – De nossas janelas, contemplamos o céu da cidade. Não nos deslocamos pela cidade, mas o Sol, a Lua e as estrelas continuam seus movimentos diários. Os velozes, barulhentos e iluminados automóveis, cederam lugar para as estrelas cintilarem. Atravessamos nossas janelas, escapamos do mundo interior de nossas casas para projetar nosso mundo interno no céu, repleto de esperanças e saudades! Esta sala teve a participação de crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos.
Saudades do Céu do Sol – Como seria se desenhássemos o que sentíamos naquele momento do entardecer, repleto de cores, alegria e energia? Mesmo na quarentena o pôr do sol continua radiante, só que agora o vemos só da janela de nossas casas. A saudade dele fez esta sala acontecer. Crianças entre 9 e 10 anos são as que mais sentem saudades do pôr do Sol.
O Dia do Céu – O que vejo no céu de dia? Nesta sala, crianças e adolescentes, com idades entre 3 e 12 anos, compartilham o modo como veem ou imaginam o céu diurno. Vários elementos compõem as obras aqui expostas: natureza, arco-íris, nuvens e cores!
Céu dos Abraços – Esta sala é composta por obras que nos trazem um abraço a amizades, avô e avó. Remete a encontros e sentimento de tristeza, mas com mensagens de esperança e solidariedade. Temos uma variedade de cores entre artes de artistas entre 3 e 15 anos, sendo a única sala desta exposição virtual que recebeu abraços de crianças de adolescentes de todas as faixas etárias.

Trabalho de Sofia Neves Dantas da Silva, de 5 anos/ Divulgação Mast

Noite do Céu – Como vejo o céu a noite? Nesta sala, crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 13 anos, compartilham o céu da noite. Constelações, céu estrelado, a Lua, chuva de meteoros, estrela cadente, esses e outros elementos constituem as obras. Esta sala é a segunda maior desta exposição virtual.
Fuga da Gravidade – Com os pés fixos na Terra, abastecemos os nossos foguetes imaginários e decolamos a mente rumo a outros espaços. Vestimos os nossos trajes de astronautas, e, neles, escapamos da gravidade terrestre numa viagem de encontros:  Sirius, galáxias distantes, planetas do sistema solar, e, junto de nossos amigos, procuramos por vida no universo! Crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos querem escapar da gravidade.
Nossa Vizinhança – Nesta sala podemos reconhecer nossas vizinhas e vizinhos. Se olharmos para cima, veremos as companheiras cósmicas da Terra. Pela proximidade, são as que melhor conhecemos: das charmosas crateras da Lua aos cintilantes anéis de Saturno. Crianças de 7 a 10 anos são as que mais reparam na vizinhança.
O Céu Infinito – Esta sala é composta por obras que exploram além do Sistema Solar, rumo aos mistérios da Via Láctea, nebulosas e outras galáxias. Crianças e adolescentes entre 6 e 13 anos exploram esse universo, que é maior do que todos nós.
Céus Imaginados – Nesta sala, é preciso usar a imaginação e a criatividade para mergulhar num universo de sentimentos. Esta é a maior sala desta exposição virtual, imaginada por crianças entre 5 e 12 anos. Esta é a sala preferida das crianças entre 6 e 8 anos.
O Céu é Nosso Personagem – Viver uma fantasia é algo único! Nesta sala, as crianças e adolescentes retratam sua visão de céu a partir de personagens que admiram ou que criaram. Não há limites para a imaginação. Crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos inspiraram-se no céu para criar.

A mostra pode ser vista no site do Mast – www.mast.br

Foto em destaque: Trabalho de Anna Carolina Cordeiro Neves, 15 anos/Divulgação Mast 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *