Destaque Saúde

Cuidados para uma coluna saudável

Especialista em articulações dá orientações de como prevenir problemas

Para se ter a coluna saudável na idade adulta, os cuidados devem começar ainda na infância. De acordo com o fisioterapeuta Marcus Barros, membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Quiropráxica, é importante observar o desenvolvimento dos pequenos desde muito cedo para saber a hora de interferir. Em geral, segundo ele, os problemas na coluna começam a surgir mais perto da puberdade, mas é possível preveni-los com pequenos cuidados diários.

No caso de recém-nascidos, o especialista orienta que os pais evitem colocá-los na posição de bruços. Já a partir do primeiro mês, é importante começar a estimular a musculatura das costas.

– De 1 a 4 meses, é hora de utilizar brinquedos coloridos e que fazem barulho para fortalecer o pescoço e a coluna, sempre com bebê de bruços no tapete. De 4 a 8 meses, na fase em que já está comendo, o ideal é brincar com ele no chão, sempre respeitando seu limite e fazendo com que ele vá ganhando confiança. A partir dos 10 meses, a natação é um ótimo exercício. A partir de um ano, é importante estimulá-lo a engatinhar e a andar, e deixá-lo no chão é a melhor alternativa – explica.

Já maior, o especialista orienta a observar alguns pontos: se a criança para em pé sempre com peso concentrado na mesma perna; se tem os ombros desalinhados ao caminhar; se senta-se com o peso do corpo apoiado sobre as costas e não sobre as nádegas e se a sola do calçado está mais gasta de um lado do que do outro.

– Ao notar alguns desses sinais ou se a criança reclamar de dor, os pais devem procurar um ortopedista ou fisioterapeuta – afirma, lembrando que é preciso estar atento também ao peso das mochilas escolares. – O ideal é usar a mochila de rodinha, que tira o peso das costas. Se for a tradicional, o melhor é usá-la com as duas alças, uma em cada ombro, para dividir a carga, e pesando, no máximo, até 10% do peso da criança.

Marcus Barros alerta para o que deve ser evitado:

– Até os 12 anos, a criança não deve praticar esportes que solicitem um único tipo de movimento. O melhor exercício ainda é a natação, que aumenta capacidade respiratória, desenvolve todos os músculos, e melhora a concentração e o sono. Deve-se evitar exercícios com pesos antes dos 15 anos para não atrapalhar crescimento.

Quanto ao uso do computador, deve ser intercalado com descanso ou atividades que exijam algum tipo de esforço físico, orienta o fisioterapeuta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *