Colégio Cruzeiro leva atividades voluntárias para Alemanha
O trabalho voluntário é uma atividade mundialmente reconhecida pela sua relevância. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o voluntariado “produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e contribui para a uma sociedade mais coesa”. Promover este tipo de interação tem sido o objetivo de várias instituições de ensino, que veem o trabalho voluntário como uma forma de educar para cidadania.
Com um Departamento de Ação Social que incentiva a participação dos alunos em projetos que atuam em diferentes frentes de voluntariado, o Colégio Cruzeiro, no Rio de Janeiro, é um exemplo. Este ano, pela primeira vez, os alunos do Ensino Médio puderam praticar este tipo de ação no exterior, dedicando parte do tempo da viagem de estudos à Alemanha para o voluntariado.
– A ideia surgiu em uma reunião de planejamento com a equipe de professores da Ação Social, no ano passado. Estávamos planejando as ações de 2018 e pensamos em possibilidades de expandir as atividades de voluntariado, uma vez que a procura havia sido grande já nos passeios de campo. Pensamos que inserir as atividades na Viagem de Estudos à Alemanha pudesse ser uma oportunidade a mais para o nosso aluno vivenciar experiências sociais além dos muros do Brasil. Foi então que lançamos a ideia e tivemos uma alta taxa de adesão – conta Luciane Hentschke, coordenadora do Departamento de Ação Social do Colégio Cruzeiro.
Na Alemanha, os alunos participaram de atividades variadas em lugares diferentes, como creches, instituições que acolhem refugiados e cuidam de idosos e um centro de voluntariado. Mais uma importante experiência para estudantes como Gustavo Clemente, de 16 anos, já acostumados a dedicar parte do tempo em prol de outras pessoas.
– Já participo de trabalhos voluntários há três anos, quando ingressei no projeto Liderança Comunitária do Colégio Cruzeiro. Acho muito importante quando realizamos essas atividades com pessoas diferentes, pois assim, conseguimos entender a realidade em que vivemos e buscar sempre melhorá-la – avalia Gustavo.
Foto em destaque: Divulgação/Colégio Cruzeiro