Boa saúde óssea desde a infância previne doenças
Fala-se muito na impotância da vitamina D para a saúde dos adultos em geral, e das grávidas em particular, mas o hormônio é essencial desde a infância. De acordo com a pediatra Elza Daniel de Mello, do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a vitamina D é responsável por fixar o cálcio nos ossos, o que previne uma série de problemas no futuro.
– A fixação do cálcio permite que a massa óssea, que é formada até os 20 anos de idade, seja feita de maneira adequada, prevenindo a ocorrência de osteopenia/osteoporose na fase adulta e também a fratura de quadril no idoso.
A insuficiência de vitamina D, segundo a pediatra, pode até interferir na estatura da criança.
Exposição solar e alimentação adequada podem estimular a produção de vitamina D pelo organismo, mas em casos comprovados de insuficiência, em geral, é preciso fazer sumplementação.
– A exposição solar que estimula a produção de vitamina D acaba sendo fator de risco para o câncer de pele. Em relação à alimentação, poucos produtos são fortificados no nosso meio. Por isso deve-se suplementar com vitamina D.
A médica lembra que, segundo estudos, uma boa reserva de vitamina D poderia melhorar o sistema imunológico, a asma e até algumas doenças autoimunes.