A chef Arlete Nery dá uma receita para driblar a resistência dos pequenos com legumes
Criança que não gosta de comer não é nenhuma novidade. Não se sabe bem o porquê, mas parece existir uma inapetência natural na infância que é um prato cheio para minhas colegas Corujas. E os grandes vilões, rejeitados pela maioria da garotada, são as verduras e os legumes. Há algumas formas de driblar a resistência dos pequenos. A mais conhecida é colocar os legumes no feijão. Mas os pediatras não apoiam muito essa iniciativa, já que não se cria o hábito do consumo das leguminosas e verduras. Trouxemos, então uma outra opção: gratinar os legumes. A receita de hoje é com couve-flor, mas você pode fazer com outros legumes, como brócolis, batata, repolho, entre outros. Vamos a ela.
Ingredientes
1 pé de couve-flor
2 copos americanos de leite
1 folha de louro
¼ de cebola inteiro
1 colher de manteiga ou margarina
1 colher de azeite
½ cebola picada
1 colher de chá de farinha de trigo
Sal, pimenta do reino branca e nós moscada o quanto baste
100 gramas de queijo parmesão ralado grosso
Modo de Fazer
Cozinhe a couve flor em água e sal, deixando ao dente, sem que fique muito mole. Reserve. Aqueça o leite com a cebola inteira e a folha de louro, sem deixar que levante fervura. Apague o fogo, cubra e deixe assim por uns 15 minutos. Refogue a cebola picada na manteiga e no azeite. Acrescente a farinha de trigo e deixe dourar levemente. Jogue o leite aromatizado e mexa sem parar até engrossar. Tempere com o sal, a pimenta e a nós moscada.
Coloque a couve flor cortada em flores numa assadeira. Cubra com o molho já preparado e jogue por cima o queijo. Leve ao forno e fogo alto e deixe dourar. É bem servido com arroz e carnes brancas.