A autora e atriz Lucianna Martins realiza espetáculos para crianças de colo. Confira a entrevista
O amor pelo filho e a paixão pelo teatro fez com que Lucianna Martins, de 36 anos, levasse todo o seu lado maternal para o palco, literalmente. A autora e atriz, mãe de Mateus, de 6 anos, desenvolve espetáculos voltados para bebês desde 2008.
– Eu já trabalhava com teatro e fazia mestrado quando engravidei. Tinha interesse na obra de Nelson Rodrigues, mas acabei seguindo o caminho do teatro infantil por conta da gravidez. Em 2008, estreei o monólogo “Mateus e a Arca de Noé”, já voltado para bebês e crianças pequenas. Modifiquei o texto que, em 2010, passou a ser “A fada azul e a Arca de Noé” – conta Lucianna, formada em direção teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em interpretação pelo Centro de Artes da Laranjeiras (CAL).
A peça usa linguagens especialmente pensadas para crianças de seis meses a seis anos, baseadas nas obras de Piaget, Vygotsky e Paulo Freire. E a história bíblica é contada com músicas de Vinicius de Moraes. A duração do espetáculo também é menor do que o usual. Tudo para conquistar a atenção dos pequenos.
– É um conjunto de coisas. Há muitos objetos, muitas cores, muitos sons, e uma maneira de falar bem precisa e direcionada aos bebês. São trinta e cinco minutos de apresentação e mais dez minutos para as crianças subirem ao palco e brincarem com todo o cenário – explica a atriz, que já adaptou outra história clássica para o projeto. – Vamos apresentar “A fada azul e a Chapeuzinho vermelho” em escolas municipais de Ouro Branco, Minas Gerais.
Apesar da pouca idade do público-alvo, a plateia geralmente fica bastante concentrada na história. Lucianna, no entanto, está sempre preparada para lidar com a espontaneidade dos espectadores.
– Já teve criança que invadiu o palco e não saiu de jeito nenhum. Então, fizemos a peça toda com ela no palco – lembra a atriz.
Serviço:
Musical Infantil “A Fada Azul e a Arca de Noé”. Teatro Miguel Falabella, NorteShopping. Avenida Dom Helder Câmara, 5.474. Tel.: (21) 2597-4452. Sábados e domingos, às 16h. De 05/10 a 30/11.
Ingressos a R$ 40 e R$ 20 (meia).