Saúde

Teste verifica qualidade de leite

Um teste para detectar a presença de antibióticos veterinários no leite

 

Recentemente, lotes de algumas marcas de leite apresentaram problemas e tiveram que ser recolhidos do mercado. Odor e gosto ruim indicavam que a bebida estava imprópria para o consumo. Mas e quando olfato e paladar não conseguem perceber algo inadequado? Fabricante de testes rápidos para diagnósticos de doenças negligenciadas, a OrangeLife acaba de lançar o Milky Test, que verifica a presença de antibióticos veterinários no leite.

–  Apesar de proibido por lei internacional, às vezes, algum resíduo de antibiótico ingerido pelos animais passa para o leite. Quando os animais têm algum tipo de infecção e tomam antibiótico, o leite deles deve ser inutilizado por cinco dias, mas não é o que ocorre, infelizmente. Os antibióticos podem causar problemas de saúde, como alergias e futura resistência a esse tipo de medicação  – diz o médico Marco Collovati, presidente da empresa.

O produto chegou este mês ao mercado, e já está disponível nas redes de farmácia no Rio de Janeiro. O valor médio é de R$ 20. Segundo Collovati, é o primeiro teste caseiro do tipo:

– Tenho uma filha de 4 anos e me preocupo muito com a sua alimentação. Criei o teste pensando nela e nas crianças brasileiras. Esse é o primeiro teste caseiro de qualidade do leite, não existem similares no mercado.

Com sede no Rio, a OrangeLife atua desde 2010 em diagnósticos rápidos de doenças negligenciadas, nomenclatura que a Organização Mundial de Saúde (OMS) usa para um grupo de doenças que não recebem investimentos em pesquisa e desenvolvimento para remédios. A empresa já comercializa testes para dengue, leishmaniose e leptospirose, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *