Ecoturismo também é coisa para crianças. Aliás, para toda a família
Crianças adoraram brincar ao ar livre. Colocar o pé na terra, rolar na areia, mergulhar na (ou correr da) água do mar, tomar banho de rio ou cachoeira, subir em árvore…quem nunca? Esse contato com a natureza é uma delícia.É também a melhor maneira de aprender a respeitar a natureza. Afinal, quem ama cuida.
Foi esse amor pela natureza que motivou Edson Junior, à frente da Kaluanã Ecoturismo, a promover o Kids Trekking, uma programação de trilha ecológica voltada para o público infantil.
– Como sempre pratiquei esportes outdoor frequentando praias, trilhas e lugares selvagens em todo o mundo, pude ver que muitas pessoas ainda não estão educadas o suficiente para estarem em tais ambientes, vide a quantidade de lixo, barulho e tudo mais que vemos deixados na natureza, causando um enorme impacto para o planeta. Talvez não porque queiram ter tais atitudes, mas apenas porque não foram educadas da maneira correta, não tiveram alguém que passasse esse tipo de ensinamento específico – avalia Juninho, como é mais conhecido.
As atividades da Kaluanã não são exclusivas para crianças. Há passeios, aliás, voltados apenas para jovens e adulto. Mas a programação infantil faz sucesso, principalmente, junto aos pais. Aliás, a proposta é mesmo a interação da família, destaca Juninho:
– Com essa vida agitada que a maioria das pessoas leva hoje em dia, percebi que o momento “pais e filhos” está cada vez mais se perdendo. Os pais hoje querem algo prático onde possam deixar seus filhos com alguém ou alguma empresa que os entretenha, porém essa não é nossa proposta. Com um pouquinho de planejamento e organização, acredito que a maioria consiga separar algumas horas do fim de semana para dar atenção ao seus filhos e praticar uma atividade física e educativa, na qual tanto os pais como seus filhos possam melhorar sua saúde e bem-estar aprendendo sobre educação ambiental, sustentabilidade, ecologia e algumas regras básicas de como se portar na natureza, em um ambiente agradável interagindo e aprendendo juntos o que é muito mais divertido.
Os passeios são realizados na Floresta da Tijuca, no setor das grutas e cachoeiras, no Parque da Catacumba, na Lagoa, com trilha e arvorismo. E, de acordo com Juninho, as atividade atraem diferentes públicos.
– Temos participantes de todo o tipo: uns já acostumados a fazer essas atividades regularmente que nos procuram para melhorar a performance, como atletas se preparando para campeonatos por exemplo, outros que querem descobrir um novo esporte ou uma nova trilha, há aqueles também que nunca fizeram nada do tipo e se sentem maravilhados com a sensação do novo, da conquista e da descoberta, e também acontece de termos todos esses perfis no mesmo grupo o que é incrível – diz.
Mais informações sobre a Kaluanã em www.kaluanaecoturismo.com. E fanpage do facebook: kaluanã ecoturismo e aventura.