Ensine as crianças o hábito saudável de higienizar as mãos e evite várias doenças
Lavar as mãos é um ato simples e que pode evitar muitas doenças. Por isso é tão importante ensinar as crianças, desde cedo, a higienizar as mãozinhas, criando um hábito saudável. Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a higienização das mãos com água e sabão ou com álcool del (70%) evita a a contaminação por várias doenças infectocontagiosas como gripes, viroses e conjuntivites, além de problemas gastrointestinais. E todo esse cuidado é importante porque costumamos levar as mãos com frequência ao rosto, levando os germes para boca, olhos e nariz. O uso da água e sabão é o ideal, mas usar o álcool gel (70%) em casos em que não é possível lavar as mãos também ajuda a barrar os germes.
Veja os “cinco mandamentos” da SBI para a higiene das mãos:
1 – Lave as mãos sempre antes das refeições para evitar a autocontaminação;
2 – Higienize as mãos também antes e depois de ir ao banheiro;
3 – Não se esqueça de lavar as mãos após tossir ou espirrar sobre elas (lembrando que o ideal é proteger as secreções com o antebraço e não com as mãos, de acordo com a “etiqueta antigripe” sugerida pelos médicos, pois a mão acaba sendo um agente de contaminação poderoso, por tocarmos com frequência em pessoas, lugares e objetos).
4 – Não deixe de higienizar as mãos após usar o transporte público (ônibus, trem e metrô), mexer com dinheiro e ao sair locais de serviços de saúde, como postos e hospitais.
5 – Ao chegar em casa, deixe suas mãos limpas para proteger o ambiente e a família de agentes infecciosos, que podem tê-las contaminado na rua.
Passo a passo para lavar as mãos com água e sabão:
1 – Tire anéis e pulseiras;
2 – Molhe as mãos e aplique o sabão;
3 – Esfregue a palma e o dorso das mãos, os dedos e os pulsos;
4 – Atenção às pontas dos dedos: esfregue as pontas de uma mão na palma da outra e vice-versa, para limpar sob as unhas;
5 – Enxague bem as mãos;
6 – Seque com toalha de papel ou de tecido (se for em casa).
Álcool gel – Se estiver na rua e não for possível lavar as mãos, faça uso de álcool gel (70%), que normalmente é oferecido nos estabelecimentos. Se for possível, leve um pequeno frasco com você.