Patrícia Barboza é uma das autoras que estarão no 18º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens
Fã do evento e admirador do trabalho desenvolvido por tantos autores, o Quem Coruja traz algumas entrevistas com participantes do 18º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. Nossa conversa começa com Patrícia Barboza, autora que mergulhou no universo infantojuvenil e já publicou 13 livros voltado para este público.
– A minha maior inspiração é o próprio leitor. Eu fico muito feliz quando recebo feedback positivo de leitura, não só dele, mas de toda a família. Quando eu crio as narrativas, mergulho no universo adolescente para poder oferecer a melhor história. Dessa forma, quando o leitor se sente inserido e compreendido, cumpro a minha maior missão como escritora, que é a de promover o gosto pela leitura – afirma Patrícia.
Antenada no mundo adolescente, Patrícia vê com bons olhos a forma como as novas gerações lidam com as internet.
– Enxergo a literatura infantojuvenil como uma ponte. Eu estimulo aquele jovem que não gosta de ler a enxergar no livro um grande amigo. E, quando ele adquire o hábito de ler, ele parte depois para leituras mais maduras, se posso classificar assim. Eu uso muito o universo digital nas histórias: blogs, trocas de mensagens, redes sociais. Já faz parte do cotidiano, não só dos adolescentes, mas de todo mundo, independente da idade. E existe uma falsa crença de que a internet afasta o jovem da literatura. Muito pelo contrário. Com a internet eles ficam sabendo de livros através de indicações, resenhas e têm a facilidade de contato direto com o autor. A internet aproximou o leitor do escritor, que antes parecia ser distante, isolado em uma ilha. A internet leva uma culpa que ela não tem, uma vez que ela é um instrumento – avalia a escritora.
Patrícia Barboza tem três encontros com o público no 18º Salão FNLIJ do Livro. No dia 9, às 14h, ela vai lançar “Confusões de um garoto”. No dia 10, às 10h, ela participa de uma bate-papo sobre o livro “A consultora teen”. E no dia 14, às 14h, vai conversar sobre a série “As MAIS” (Verus Editora). A autora comemora a programação:
– O Salão do Livro FNLIJ é um dos meus eventos literários favoritos. São 12 dias seguidos dedicados ao público jovem com palestras, sessões de autógrafos, contação de histórias e performance de ilustradores. Um programa muito bacana para toda a família. Estou bem feliz, pois vou realizar três encontros na Biblioteca para Jovens. A expectativa é encontrar professores e alunos para conversas descontraídas e autografar especialmente o lançamento “Confusões de um garoto”, que foi um tema muito solicitado pelos leitores.