Irmãos Brothers Band estreiam novo espetáculo infantil com pano de fundo histórico
“Perdidos na Cidade”, da Irmãos Brothers Band, traz para o público infantil uma maneira bem-humorada de contar fatos históricos. É a terceira peça da série pela história do Brasil, que começou com ‘Perdidos no Mar’ (2004) e ‘Perdidos na Selva’(2010). Em cena, a versão de Lelé (Leonardo Miranda), Pancada (Dalmo Cordeiro) e Biruta (Alberto Magalhães) para a construção do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
– Além de artista, eu sou formado em História. O teatro acabou servindo como um meio de juntar as duas atividades. Através do teatro podemos contar a nossa história de uma maneira bastante atraente sem o compromisso curricular que o professor tem dentro de sala de aula. Parto do princípio que a história é viva, que através dos mesmos fatos podemos contar histórias completamente diferentes, segundo o olhar de cada um. O teatro é uma maneira super rica e atraente para expor diferentes pontos de vista sobre a nossa história – diz o autor do texto, o ator Alberto Magalhães, que, inicialmente, pensou em montar uma trilogia, mas já aumentou a série. – Em breve novas histórias serão contadas. Então já é uma série que logo logo terá o quarto, quinto, sexto episódio.
A trama começa com a luta do dramaturgo Artur Azevedo (1855-1908) para criar um espaço cênico à altura das grandes salas europeias, e mostra as reformas de urbanização do centro da cidade iniciadas pelo prefeito Pereira Passos (1836-1913). Lelé, Pancada e Biruta, moradores de um dos cortiços demolidos, formam a Companhia Teatral Tátodomundolouco, e é o trio que acaba induzindo Artur Azevedo a lutar pela construção de um suntuoso teatro. A versão inusitada é contada com técnicas circenses, como mágicas, acrobacias e malabarismos.
– Os três são meio como os Irmãos Marx misturados aos três patetas. São personagens cômicos que viajam pela história do Brasil se antecipando aos fatos. O humor permite ser crítico aos acontecimentos com leveza. Lelé, Pancada e Biruta, os protagonistas da série, fazem parte da ralé, contam as história do ponto de vista dos mais desfavorecidos, diferente da história oficial que costuma ser contada pela classe dominante.
Quem não assistiu aos espetáculos anteriores, não precisa se preocupar.
– Os espetáculos são independentes entre si . É possível entendê-los perfeitamente sem ter visto qualquer um outro. Mas, como se trata de três personagens, Lelé, Pancada e Biruta, que conduzem as histórias, vendo todos os espetáculos traz uma familiaridade com a linguagem e com os personagens que é muito legal.
Serviço:
Local: Teatro II do CCBB
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro / RJ Tel: 21 3808-2020
Temporada: 24 de junho a 25 de julho
Horários: sábados e domingos, às 16h
Ingressos: R$20 e R$10 (meia entrada)