Gravidez

Teste de gravidez: qual o mais eficaz?

Confira as diferenças entre o exame de sangue e o de urina

Você está tentando engravidar e a menstruação está atrasada? Há duas formas de saber se está grávida. Correr até a farmácia mais próxima e comprar um teste de urina ou se dirigir a um laboratório e pedir um exame de sangue, o beta hCG. De acordo com a ginecologista e obstetra Cristina Carneiro, este último mede a porção de beta da gonadotrofina coriônica – o chamado hormônio da gravidez por ser produzido pela placenta – no sangue, é altamente sensível e específico, detectando a gravidez com dois dias de atraso menstrual. Já o pregnosticon mede a gonadotrofina coriônica na urina.

– O teste feito na urina é altamente sensível e específico também, mas um pouco menos sensível que o do sangue. O beta hCG é mais preciso por ser mais sensível e detectar níveis mais baixos do hormônio, ou seja, 2 UI/L enquanto o exame de urina detecta a partir de 25 UI/L – explica a médica, lembrando que o exame de sangue pode ser realizado sem solicitação médica: – No entanto, para o plano de saúde cobrir é necessário o pedido do médico.

Segundo a ginecologista, apesar de menos sensíveis que o de sangue, dependendo da marca, os testes de farmácia tem uma margem de acerto de 95 a 99%.

– Aconselhamos sempre a fazer um teste de sangue após o teste de farmácia, pois este é apenas qualitativo, ou seja, positivo ou negativo, enquanto o de sangue é quantitativo, o que nos dá parâmetros para um melhor acompanhamento da gestação – orienta.

Quando o teste de farmácia dá positivo a gravidez é praticamente certa. A chance de um falso positivo é mínima e pode ocorrer caso o óvulo tenha sido fecundado, mas a gravidez não tenha evoluído – o que dificilmente chegaria a dar positivo pois a quantidade de hormônio seria mais baixa do que o exame detecta -, ou ainda caso a mulher esteja fazendo tratamento de reprodução e tomando medicações com hCG.

Se o teste der negativo provavelmente você não está grávida, mas existem casos de falsos negativos.

– O falso negativo pode acontecer quando você faz o exame cedo demais ou seu ciclo é irregular e você engravidou um pouco depois do que imagina e a quantidade de hormônio presente no seu corpo ainda não é suficiente para positivar o teste. Nestes casos, se você fez o exame, deu negativo e a menstruação não veio após alguns dias, repita o teste ou procure seu médico e faça o exame de sangue – recomenda a médica.

Mas também pode ocorrer por falha na execução do exame, como não ter deixado a fita do teste em contato com a urina o tempo suficiente para identificar o hormônio presente na urina, ou ainda se o exame for feito com uma urina muito diluída. O aconselhável é fazê-lo com a primeira urina da manhã ou com o intervalo de 4 horas sem urinar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *