Passeios, viagens, brincadeiras, horários mais livres para dormir e acordar. As férias são (merecidamente) uma quebra na rotina de crianças e adolescentes que, sem o compromisso com a escola, aproveitam o tempo de maneira mais livre. Por isso mesmo, a volta às aulas costuma exigir uma nova adaptação de rotina para os mais novos e de autonomia nos estudos para os mais velhos.
Para facilitar esse processo, a coordenadora pedagógica Écia Sales, da Luminova, rede de escolas do Grupo SEB – Sistema Educacional Brasileiro, preparou algumas dicas. Confira:
Regule os horários de sono
“O primeiro passo nesse começo de volta às aulas é não abrir concessões quanto aos horários de sono. Lembrando sempre que o descanso é fundamental para o bom desempenho escolar”, explica Écia.
Organizem juntos os materiais escolares e o uniforme
“O contato com materiais escolares ajuda a entrar no clima de volta às aulas, desperta a curiosidade e é um estímulo para os estudantes. Essa também é uma forma de garantir que eles não esqueçam nenhum material em casa”, comenta a coordenadora.
Controle os horários
“A escolha deve fazer sentido tanto para o estudante quanto para a família. Dentro das suas demandas e prioridades, qual é o melhor momento para encaixar o estudo? A resposta é importante para um maior aproveitamento”, esclarece.
Use a tecnologia como aliada
“Com a internet, os estudantes podem fazer pesquisas, assistir a vídeos, jogar e interagir com os colegas para explorar e compartilhar novas descobertas. Essa ferramenta como aliada auxilia na aprendizagem tornando as atividades mais divertidas e prazerosas”, recomenda.
Prepare o ambiente para os estudos
“Crie um espaço com uma mesa de apoio, cadeira confortável e boa iluminação. Definir um local adequado demonstra que esse momento é importante para o estudante”, conclui a profissional.
Imagem em destaque: Imagem de Gustavo Ferreira Gustavo por Pixabay