O equilíbrio é fundamental, mas nem sempre é fácil parar, respirar e lidar de forma adequada com a raiva, a tristeza, a frustração. Não é fácil para os adultos. Não é fácil para as crianças. O livro “Está tudo bem”, da educadora Wendy O’Leary, que chega ao Brasil pelo selo Caminho Suave (Edipro), mostra para o público infantil o poder da autocompaixão por meio de frases simples que devem ser repetidas quando as coisas não estão caminhando bem.
Segundo a autora, o segredo para autocompaixão está na ação de cada um oferecer para si mesmo a gentileza que tem com outras pessoas. Basta colocar a mão no coração e dizer: “Está tudo bem. Eu te amo. Pode contar comigo”. O livro traz ainda um guia com dez exercícios que estimulam o autoconhecimento e o autocuidado e que pode ser utilizado também como ferramenta para o desenvolvimento infantil em sala de aula e consultórios.
Foto em destaque: Divulgação/Grupo Editorial Edipro
Às vezes, eu me sinto excluído.
Eu fico tão magoado…
Depois, eu me lembro que todo mundo
fica magoado de vez em quando.
(Está tudo bem, páginas 21 e 22)
Para esta obra, Wendy O’Leary se inspirou no trabalho de três especialistas e autores da área de autocompaixão: Christopher Germer, psicólogo clínico que assina o posfácio do livro; Kristin Neff, pesquisadora da autocompaixão e criadora, com Germer, do Programa de Autocompaixão Mindfull; e Shauna Shapiro, psicóloga clínica e professora.