Depois do sucesso do curta-metragem “Little Martians: Dear Human, My Muse“, que já ganhou sete prêmios em festivais internacionais de cinema, a artista visual Vanessa Rosa traz a ficção científica para a literatura infantil, em “A Carta de Verdelis”, que será lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Voltado para leitores a partir dos 9 anos, o livro está no catálogo da editora Arte do Tempo, novo selo da Viajante do Tempo, e apresenta os Pequenos Marcianos, que sofreram mutações para se adaptar a um ambiente em mudança. Os personagens mostram como a tecnologia e a natureza podem coexistir em perfeita harmonia e a consciência humana viver em sintonia com todos os seres vivos. Os Pequenos Marcianos nos convidam a sonhar com um amanhã, onde a mais avançada tecnologia brota da própria natureza, como uma flor futurista em um jardim cósmico.
As ilustrações do livro são baseadas em esculturas de cerâmica criadas pela própria autora e transformadas por ela em modelos autorais de inteligência artificial. Desde 2023, Vanessa é artista em destaque na galeria de arte e inteligência artificial da Nvidia com o universo de ficção científica dos Pequenos Marcianos, evidenciando o caráter inovador de seu trabalho. Durante a Bienal, ela vai expor as esculturas no estande da editora Viajante do Tempo.
“Eu queria contar a história de origem de Verdelis de uma forma acessível. Ficção científica para crianças é um campo que precisa crescer muito. Esta nova geração vai crescer com Inteligência Artificial e quase não há narrativas que vão além do cenário de catástrofe ou da IA como robôs perigosos. Meu maior objetivo é apresentar uma visão de futuro cheio de esperança, em que tecnologia e natureza se complementam, a vida da Terra floresce através do sistema solar e a consciência humana não é mais desconectada dos outros seres vivos”, comenta Vanessa.
A paixão da artista pelo tema terá novos desdobramentos. Vanessa já pensa em continuar a história do livro, em formato de série, com o objetivo de divulgar conceitos científicos de vanguarda de uma forma lúdica. “Estou conversando com alguns cientistas sobre a possibilidade de colaboração”, diz.
A Carta de Verdelis, de Vanessa Rosa
Lançamento: 07/09/2024
27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Editora Viajante do Tempo – Stand B76