Existe tempo certo para andar? E quando o bebê ainda não anda?
Coisa mais linda é ver um bebezinho dar os primeiros passos sozinho. Aquele pinguinho de gente conquistando mais espaço. O andar faz parte do desenvolvimento natural e acontece por volta de 1 ano de idade. Mas pode ser que demore mais um pouquinho, sem que isso represente um problema.
– A partir de 1 ano de idade, a criança já começa a andar com apoio. A criança deverá andar sozinha, sem ajuda, aos 18 meses, aproximadamente – explica Mariane Franco, presidente do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), lembrando que essa é a média de tempo. – Uma criança é diferente da outra, cada uma tem seu próprio tempo.
E apesar da importância do engatinhar, isso normalmente não afeta o andar, segundo a pediatra. Se a criança está demorando a andar sozinha e existe alguma suspeita de que algo não está de acordo com a fase do desenvolvimento, é importante levar a dúvida ao médico. Fazer comparações ou comentários do tipo “mas ainda não anda sozinho?” não ajuda em nada.
– Crianças são diferentes. A individualidade deve ser respeitada. Porém, caso os pais sintam que o desenvolvimento não está adequado, sugerimos procurar o pediatra para avaliação – diz Mariane.
O que não deve ser feito de maneira nenhuma é usar andador para tentar acelerar o processo. Além dos riscos de acidente, o andador pode acabar interferindo no desenvolvimento da criança. Leia mais sobre o andar em Primeiros passinhos.
Meu filho tem 1 ano e 2 meses e agora que está começando a dar os primeiros passos sozinho, e já ouvi muita gente falando como se fosse um absurdo ele ainda não estar andando. Às vezes ficava até chateada, mas sei que cada criança tem seu tempo, e a felicidade de ver ele dando os primeiros passinhos não tem preço.