A formação de leitores passa também pelo exemplo da família
De uma maneira geral, todos nós (pais, familiares, professores e outros profissionais) reconhecemos a importância que a leitura tem em nossas vidas, não é mesmo? A leitura está presente em vários aspectos do nosso cotidiano. Precisamos utilizar a leitura para entender placas, menus de restaurantes, catálogos, itinerário dos ônibus e muitas outras situações.
Só por isso a leitura já seria extremamente importante, mas a sua dimensão é muito maior. Pesquisas mostram que favorecer o contato da criança com leitura desde cedo traz muitos benefícios. A criança aprende melhor, amplia o vocabulário, conhecendo e pronunciando melhor as palavras e, consequentemente, se comunica melhor.
Muitas pessoas consideram desnecessário dar livros para crianças bem pequenas. Justificam que as mesmas não sabem ler, portanto o livro não teria a menor utilidade. Mas isso é um grande equívoco, pois a leitura se dá através de várias maneiras. Uma criança pequena pode “ler” a imagem e criar seu próprio texto ou, como vimos em outro artigo, pode apenas observá-la para fazê-la aparecer e desaparecer quando desejar. Além disso, o livro também pode e deve ser usado como um brinquedo, pois por volta dos três anos a vida “mental” da criança é povoada de imagens e o livro as retém. Isso favorece um processo de aprendizagem lúdico e interativo. Esse contato inicial é extremamente importante, pois sem perceber a criança vai se familiarizando com o livro e, aos poucos, descobre novas maneiras de interagir com ele, até chegar à leitura propriamente dita.
Existem livros de diferentes tipos, formas e tamanhos. Livros de pano, plástico, papel, de capa dura, com personagens móveis e cenários que parecem sair das páginas. Tudo isso para chamar a atenção e estimular ainda mais a imaginação dos pequenos. Esse primeiro contato pode e deve ser estimulado, principalmente, pela família. Ler, manusear livros, ouvir e contar histórias deve fazer parte da rotina familiar. Isso porque as crianças aprendem com muito mais facilidade aquilo que observam e não apenas o que ouvem. Aprendem pelo exemplo e não pelas palavras.
A escola também tem grande responsabilidade na construção desse hábito, mas as crianças tendem a achar que na escola a leitura é por obrigação e não por prazer. Por isso, a participação da família faz toda diferença nessa relação criança-leitura. Alguns educadores afirmam que o hábito da leitura precisa ser ensinado e “cobrado” diariamente como hábitos de higiene e alimentação, por exemplo. Ou seja, precisamos nos manter limpos e alimentados, precisamos nos manter “leitores”.
Manter o hábito da leitura é importante, pois amplia nossa visão de mundo, favorece o processo de humanização, estimula o senso crítico, possibilita a vivência de emoções, além de favorecer a escrita. A leitura frequente favorece diretamente a prática da escrita. A leitura possui, além da função social, uma função crítica e política que permite ao indivíduo se posicionar diante da realidade, gerenciando e transformando a própria vida.