Agosto dourado e a importância da amamentação
Agosto dourado, mês de conscientização da importância do aleitamento materno. O simbolismo da cor reforça o “padrão ouro” de qualidade do leite materno para a saúde do bebê. De 1 a 7 de agosto, acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno (#SMAM2020), sob o lema Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável. O objetivo é informar, divulgar, engajar e implementar todo tipo de ação que estimule a amamentação como fonte de proteção para mulheres e crianças, contribuindo para um mundo sustentável.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada em 1992, pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês), e é realizada em cerca de 120 países. Sobre o assunto, é importante destacar os benefícios da amamentação para a mulher. Além de fortalecer o vínculo mamãe e bebê, o ato de amamentar ajuda na recuperação pós-parto, contraindo o útero ao tamanho normal e reduzindo o risco de hemorragia, por exemplo.
Para o bebê, só há benefícios. Até os seis meses de vida, é o único alimento de que o neném precisa. E dois anos ou mais de amamentação é a recomendação dos pediatras, pois o leite materno tem substâncias essenciais para o desenvolvimento do Sistema Nervoso Central nos primeiros 24 meses de vida.
Como em tudo relacionado à maternidade, a amamentação pode ser algo bem difícil para algumas mulheres. Entre os desafios da amamentação, estão o mito do leite fraco, as dores e machucados no seio e os tipos de mamilo. Por isso é tão importante haver esforços como a Semana Mundial de Aleitamento Materno e trabalhos como o do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), que oferece orientação para a amamentação sem dúvidas.
No Quem Coruja, além de todas as abordagens acima, você encontra também Alimentação saudável na gravidez e na amamentação, e Prótese de silicone, antes durante e após a amamentação. E se ainda tiver dúvidas, entre em contato. Ficarei muito feliz em buscar as orientações.
Foto em destaque: Imagem de Manojiit Tamen por Pixabay