Livro “Entre laços e sapatos” aborda amizade e diferença entre classes sociais
Depois de um romance (“O sofá laranja”) e um livro de crônicas (“Alice 2013, um Rio que ficou em nossas vidas”), Fania Benchimol estreia na literatura infantil com “Entre laços e sapatos”, pela editora Guarda-Chuva.
– Eu não imaginava escrever para crianças, até que a minha amiga Ana Luiza Badaró Braga me deu a incumbência de discorrer sobre o seguinte tema: a amizade entre crianças de classes sociais diferentes. Isso vai ser difícil, pensei. Depois de muito considerar como poderia tratar de um assunto tão sério, porém de uma forma divertida, imaginei dois pares de sapatos que mantiveram uma amizade durante os anos das suas infâncias e como seria um possível futuro reencontro entre os seus donos. Uma aventura entre amigos pares, que acabam se separando quando os pés crescem, mas nunca abandonam o sentimento primeiro – explica Fania.
Com ilustrações de Fernanda Massoti, o livro traz texto curto e metafórico para falar sobre amizade.
– Gosto dos fatos que se misturam à imagens poéticas. Ao longo do processo, percebi o quanto essa combinação pode dar certo em se tratando de um livro infantil. Às vezes, as distâncias são mesmo mínimas.
Segundo a autora, “escrever para crianças é oferecer asas para voos longos”.
– Você pode ler “Entre laços e sapatos” como uma fagulha para despertar conversas sobre amizades e sobre diferenças. Dois pares de sapatos inseparáveis. E os pés? Você pode ler com uma voz que não te pertence, fazendo caras, virando páginas, apreciando as imagens, apontando para o que te atrai. Você pode ler como mãe, como avó, como professor. Pode ler sozinho. Pode lembrar dos seus laços. Questionar as distâncias. Quem sabe, de linha em linha, letra a letra, algumas coisas a gente consegue mudar? – avalia Fania.
O lançamento de “Entre laços e sapatos” acontece no dia 1 de outubro, às 16h, na Livraria Travessa, em Ipanema.