Nutricionista explica a importância de verificar os ingredientes contidos nos alimentos industrializados dados às crianças
São tantas as opções de sucos, biscoitos, iogurtes, papinhas e outros alimentos industrializados para crianças, que fica até difícil escolher. Por trás deles, no entanto, está uma lista de ingredientes nem sempre em quantidades indicadas para os pequenos. Por isso, os pais devem ficar atentos e observar os rótulos dos alimentos que compram para seus filhos. De acordo com a nutricionista Dominique Horta Bluim, é importante saber que os ingredientes em maior quantidade ficam no topo da lista apresentada no rótulo – eles sempre aparecem em ordem decrescente. Você pode levar um susto: muitas vezes os primeiros são açúcar ou farinha branca, nada saudáveis.
– É comum a associação de produtos com grande quantidade de açúcar, farinha refinada e gordura serem vistos como alimentos infantis e isso deve mudar se queremos filhos saudáveis.Em termos de qualidade nutricional, a recomendação para os pequenos é a mesma que para um adulto, alimentos saudáveis como frutas, verduras, legumes, carboidratos integrais e gorduras boas devem fazer parte da alimentação. E é preciso evitar produtos que possuem grande quantidade de açúcar e farinha refinados, gordura trans ou hidrogenada e aditivos alimentares artificiais, como corantes, conservantes e adoçantes – explica.
Sendo assim, o produto que tem como primeiro ingrediente açúcar, xarope ou farinha de trigo fortificada com ferro e ácido fólico (farinha branca refinada) deve ser evitado. Deve-se dar preferência àqueles que iniciem a composição com farinha de trigo integral, farinha de arroz integral, aveia e outros carboidratos integrais, mais indicados para o organismo.
A nutricionista lembra que não há uma regra de frequência para alimentos ruins. O que vale é o bom senso da parte dos pais, que devem propor trocas saudáveis sempre que possível.
– Não se deve oferecer o alimento ruim como prêmio, por exemplo. Ele deve ser permitido com parcimônia, uma vez ou outra, como na festa de aniversário do amiguinho. Hoje é possível fazer boas trocas. Há inúmeras opções de biscoitos, bolos e chocolates mais saudáveis. Os pais devem procurar esses produtos com melhor composição nas prateleiras de alimentos naturais ou em lojas especializadas – orienta.
Gostei do tema é muinto importante pra nutricionistas.