Festas juninas em casa em tempos de pandemia de Covid-19
Chegamos ao fim do mês de junho sem as tradicionais festas juninas por conta da pandemia de Covid-19. Mas várias famílias contornaram a situação de maneira criativa e alegre como boas festas juninas devem ser. Música, roupa, brincadeiras e comidinhas típicas, tudo dentro de casa, evitando a aglomeração tão perigosa neste momento. É claro que todos queriam se reunir com parentes e amigos, ir para ruas e igrejas, ver apresentação de quadrilhas. Mas nem por isso a animação foi menor.
Na casa de Thais e Anderson Copello, a brincadeira teve a companhia virtual de outros familiares. O casal curtiu ao lado das filhas, Maria Cecília, de 5 anos, e Manuela, de 1 ano e meio, conectados com avós, tio e primos das crianças.
– Estávamos morando em Portugal, longe da família, que sempre foi muito festeira. Assim que voltamos, nos deparamos com a pandemia e a reclusão, e continuamos isolados dos familiares. Então, resolvemos fazer uma festa junina via vídeo chamada. Meus pais na casa deles, meu irmão com meus sobrinhos e nós. Comprei prendas e aproveitei as decorações das atividades das aulas online da filha, encomendei cesta com vários itens, e fiz tíquetes das brincadeiras – conta Thais, que já tem outro arraiá em casa marcado. – Como postei no instagram a festinha, minha prima se interessou em fazer com os filhos no próximo sábado. Vamos fazer as brincadeiras da laranja e do ovo.
Outra família que não deixou o isolamento atrapalhar a tradição foi a de Aline Dantas e Alexandre Santiago. Só eles e os filhos, Clara, de 12 anos, e Francisco, de 8. Mas nem fogueira faltou.
– Fizemos um arraiá em casa para brincar em família e curtir essa festa tão gostosa que, infelizmente, não pode acontecer devido a pandemia. Aqueceu nossos corações! – lembra Aline.
E mais corações foram aquecidos nas brincadeiras dentro de casa. Foi assim com o casal Marcos e Monica, os filhos dela, Natasha e Jonathan, e o netinho Caetano, de 6 meses.
– O primeiro arraiá do meu neto não poderia passar em branco. Com essa pandemia, não há festas juninas por aí, e por isso resolvemos improvisar nossa própria festinha em casa mesmo. Fizemos algumas comidas típicas, colocamos decorações e entramos no ritmo com roupas, maquiagem e até playlist com músicas juninas. Ficou sensacional e todos nós nos divertimos bastante – diz Monica.
Com 2 aninhos, Bernardo curtiu as brincadeiras de festas juninas na companhia da irmã, Letícia, e dos pais, Andréa e Leonardo. Teve bandeirinhas pela casa, mesa de guloseimas e, claro, muita animação.
– Foi bem improvisado. Sou professora e combinei um arraial online com a turma. E o fato de ter sido no dia de São João nos empolgou. Nos vestimos a caráter, dançamos e brincamos. Não foi nada muito elaborado, mas teve paçoca, pipoca, canjica, bolo, milho. Foi bem gostoso – avalia Andréa.
Foto em destaque: Monica, a filha, Natasha, e o neto, Caetano