Criatividade, expressão, conhecimento, sentimento. O contato com a arte traz uma série de benefícios e ainda pode ser bem divertido para as crianças. Espaços culturais como o CCBB e a Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro, prepararam programações especiais para o público infantil neste mês de férias escolares. Mas também tem coisa bacana no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e o festival Mimo Para Crianças, com edições no Espírito Santo e Santa Catarina. Confira!
Casa Museu Eva Klabin – As atividades infantojuvenis acontecem de quarta à domingo, até 29 de janeiro, e são gratuitas. A programação especial conta com oficina “ARTE COM BOLHAS DE SABÃO”, atividade “DETETIVES NO MUSEU – NOVAS AVENTURAS”, uma dinâmica que envolve decifração de enigmas; oficina de “PINTURA CORPORAL COM ESTÊNCIL”, oficina “PEQUENOS CONTADORES DE HISTÓRIAS”, oficina “CRIAÇÃO DE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS”, oficina “PEQUENOS RESTAURADORES”, e as oficinas de ANIMAÇÃO e de JOGO DOS VIAJANTES. As atividades são abertas para crianças a partir de 5 anos. Sempre quartas, quintas e sextas, às 11h e às 15h; e aos sábados e domingos, às 15h. A retirada de ingressos (grátis) é direto na bilheteria da Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa.
CCBB RIO – O CCBB Educativo do Rio destaca o “Pequenas Mãos” e “Pequeníssimas mãos”, atividades direcionadas à primeira infância, de 2 a 6 anos. Durante a exposição OSGEMEOS: Nossos segredos, o CCBB Educativo irá também oferecer aos primeiros visitantes que chegarem contato com o material tátil criado pelos próprios artistas para a exposição. O Pequenas Mãos acontece aos sábados e feriados, às 11h. Já o Pequeníssimas Mãos, aos domingos, às 11h. Outra atividade bacana para as crianças é o Laboratório de Artes, um espaço de experimentações estéticas, onde visitantes de todas as idades colocam a “mão na massa” para desenvolver atividades práticas de artes visuais. As atividades acontecem aos sábados, domingos e feriados, às 12h e às 16h, mas em janeiro, no FÉRIAS NO CCBB, as oficinas do Laboratório de artes também acontecem nos dias de semana, de quarta à sexta das 10h às 18h.
Museu da Língua Portuguesa – O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, inaugura o Estação Férias – nossas palavras são flâmulas no dia 12 de janeiro. Até 28 de janeiro, de quinta a sábado, das 10h às 17h, o projeto, que ocupará o Saguão B da instituição, traz palavras em línguas indígenas por meio de desenhos, pinturas, letras e traços. Às quintas e às sextas-feiras, em quatro horários (10h, 11h, 13h30 e 15h), será oferecida a oficina nossas escritas são flâmulas, em que o participante será convidado a criar pequenas bandeiras com frases pintadas a partir da técnica do stencil. Aos sábados, o saguão será ocupado com o projeto Caravana Lúdica, composto por diversos jogos recolhidos ao redor do mundo. No dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, haverá a apresentação do Coral Mirim Guarani.
MIMO para Crianças – O festival leva shows, espetáculos circenses e teatrais para Serra, no Espírito Santo (dias 21 e 22 de janeiro), e São Francisco do Sul, em Santa Catarina (dias 11 e 12 de fevereiro). Além das apresentações, o evento terá oficinas de pipas e gastronomia, parkour, contação de histórias e atividades de recreação. As atividades do MIMO para Crianças são inteiramente gratuitas, inclusivas e acontecem ao ar livre e em espaços que valorizam o patrimônio cultural e natural das cidades contempladas, como São Francisco do Sul, a cidade mais antiga de Santa Catarina.
Mundo Bita, Rockin’ Kidz, Lilica Rocha e Grupo Roda Gigante estão entre as atrações – Está confirmado para as edições de janeiro e fevereiro de 2023, em ambas as cidades, o fenômeno infantil “Mundo Bita”. Em Serra, será do show musical “A Semente da Diversão é a Imaginação”. A cidade de São Francisco do Sul receberá a peça “Bita e os Animais – O Espetáculo”. O grupo Rockin’ Kidz, que apresenta cantigas de roda em ritmo de rock, terá como convidado o ator Eriberto Leão. A multiartista Lilica Rocha e o Grupo Roda Gigante são outras atrações do evento. Todas as atividades têm entrada livre e são gratuitas. Os espaços estão sujeitos à lotação.
Foto em destaque: Divulgação/Casa Museu Eva Klabin