Crianças de até 5 anos têm lugar garantido na escola, mas com avaliações pedagógicas diferenciadas
Recentemente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estendeu a duração da Educação Básica. Com essa mudança, a Educação Infantil passou a ser considerada a primeira etapa do ensino obrigatório em todo país. Apesar disso, especialistas afirmam que a Educação Infantil não pode assumir os mesmos contornos de outras modalidades, devido às características da faixa etária que atende (zero a cinco anos) e por ter como objetivo o desenvolvimento integral da criança.
Esse segmento possui identidade muito específica e, por isso mesmo, é um período precioso do desenvolvimento infantil. Tudo na Educação Infantil difere dos outros segmentos. Os conteúdos, os objetivos, as formas de planejar, as atividades, a divisão dos horários e, principalmente, a forma de avaliar.
A LDB estabelece que a avaliação na Educação Infantil ocorra mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo que seja para o ingresso no Ensino Fundamental. A maioria das escolas de Educação Infantil compreende a avaliação como parte do trabalho pedagógico, ou seja, é um instrumento usado pelo professor para acompanhar e investigar a criança individualmente e o grupo como um todo. É uma atitude constante de todo o trabalho planejado.
A avaliação nessa etapa deve ser contínua e com o objetivo principal de auxiliar o processo de aprendizagem. Para isso, é necessário que o professor tenha um olhar atento e sensível em relação à criança. Saber sobre o contexto familiar que está inserida, por exemplo, favorece uma atitude de acolhimento em relação à forma particular que a criança se relaciona com o mundo e atribui sentido às suas experiências. Esse olhar observador precisa estar presente em todos os momentos do cotidiano e precisa abranger os aspectos físico, afetivo, intelectual, afetivo e social. Para que essa observação não se perca, é necessário fazer um registro. Existem diversas formas de registrar a evolução e o desenvolvimento das crianças. Portfólios, relatórios, vídeos, fotos e pasta de atividades são alguns dos instrumentos usados para avaliar.
A avaliação não pode ser usada apenas como um instrumento burocrático para ser mostrado aos pais. O seu objetivo e importância são bem maiores. É importante que o professor entenda a avaliação como uma ação crítica e transformadora, onde ele tem a oportunidade de acompanhar, investigar, observar, registrar e refletir sobre a criança, sobre o grupo e sobre sua prática.