Criança não possui defesas locais suficientes para a proteção
Sabe aquele hábito de dar um selinho nos filhos pequenos? Segundo a pediatra Mariane Franco, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a prática deve ser evitada pois pode provocar problemas sérios na saúde da criança. Como o pequeno ainda não possui defesas locais suficientes para proteção adequada, um beijo, mesmo que de leve, pode causar herpes simples, micoses (o famoso “sapinho”), viroses bucais e também caries.
– A criança vai formar seu sistema imunológico a partir do aleitamento materno e, normalmente, não possui germes patológicos na boquinha. Já os adultos podem transmitir tais germes no ato de beijar, mesmo que seja um “estalinho ou selinho” – explica a médica.
A pediatra recomenda também que deve-se evitar beijar as mãos de crianças pequenas pelo risco de levar a mão à boquinha e contaminar do mesmo jeito.
– Ao manusear os pequeninos recomenda-se sempre a lavagem adequada das mãos ou o uso do álcool 70% nas impossibilidades – orienta Mariane.