Saúde

Boquinha bem cuidada e dentes saudáveis

Especialista recomenda cuidados especiais com a saúde bucal nas férias e orienta sobre traumas nos dentes

Sabe aquele “check up” que muita gente costuma fazer antes de viajar ou durante as férias? Pode incluir um dentista para crianças na listinha. Para o especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial Alessandro Silva, os cuidados com a saúde bucal neste período têm que ser redobrados, pois a tendência, com a mudança da rotina, é negligenciar um pouco a higiene dos dentes.

Diretor da Interclin, clínica especializada em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais, e responsável pelo Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, o profissional também recomenda cuidados especiais em caso de acidentes, como a queda de dente; dores ou desconfortos, como os provocados pela sensibilidades,; e com a proteção solar nos lábios. Como o Quem Coruja recebeu essas dicas, aproveitou para tirar algumas dúvidas com o Dr. Alessandro. Confira:

Quem Coruja –  No caso de um acidente, em que o dente da criança cai. O que o senhor recomenda fazer no primeiro momento?
Dr. Alessandro – Tem que definir a idade dessa criança, porque pode mudar a dentição dela. Pode ser mista, permanente ou dente de leite. Se a criança bater e houver uma intrusão do dente, normalmente não fazemos nada e depois através de algumas mecânicas ortodônticas vamos tentar instruir esse dente. Nesse caso, seria uma situação crítica, porque vai impactar o dente permanente que estava em cima dele. Quando o dente de leite cai, a conduta é não fazer nada,  porque reimplantar esse dente pode causar anquilose (quando gruda no osso). Se cair o dente permanente, a conduta é tentar implantar esse dente o mais rápido possível, pois em alguns casos pode haver regeneração dos vasos e artérias dos dentes.

Quem Coruja –  E o que não deve ser feito de maneira nenhuma?
Dr. Alessandro – Procurar limpar, raspar ou limpar com bucha. Se a criança é muito pequena, tomar cuidado pra ela não engolir o dente.

Quem Coruja –  É muito comum também crianças pequenas baterem com a boquinha, fazendo lábios ou gengivas sangrarem. Como os pais devem limpar o local e estancar o sangue? E que observações devem ser feitas?
Dr. Alessandro – Toda vez que tiver um trauma, você tem que tentar estancar esse sangue, colocar compressa e levar pro Pronto Socorro. Tem que tentar achar esse dente. Investigar se não houve introdução desse fragmento dos tecidos. O pior é se ele for engolido ou aspirado. Minha conduta ao atender uma criança assim, é descartar a inclusão dela nos tecidos moles e fazer um raio x de tórax para descartar qualquer tipo de aspiração.

Quem Coruja –  A partir de que idade as crianças devem usar protetor labial? A manteiga de cacau é eficaz?
Dr. Alessandro – Para trauma não se usa protetor labial. Pode usar isso para efeitos nocivos do sol, independente da idade

Quem Coruja – O “sapinho” tem alguma relação com higiene bucal?
Dr. Alessandro – Até tem relação, mas tem mais a ver com baixa imunidade do individuo. É uma infecção oportunista, como a candidíase nas mulheres. A recomendação é usar pomada ou algo do tipo para resolver isso. Canto da boca é o local mais comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *