Na hora da brincadeira, o que vale é se divertir, soltar a imaginação, aproveitar o momento. Mas brincar é também fundamental para o desenvolvimento da criança. Veja como algumas atividades simples podem fazer diferença.
Desenhar no box e azulejo
Com giz específico para azulejos (que sai com água), a brincadeira torna a hora do banho muito divertida.
“Desenhar vai além de uma distração e passa a ser uma importante atividade para o desenvolvimento cognitivo, motor e criativo”, explica Marina Pedrosa, coordenadora da Educação Infantil e 1º Ano do Colégio Augusto Laranja.
Carimbo com guache
Outra brincadeira recomendada por Marina Pedrosa é pintas as palmas das mãos e a sola dos pés das crianças e deixá-las “carimbar” cartolinas. Faz sujeira, mas é uma delícia. Separe um cômodo da casa, forre o chão com uma toalha plástica, jornais velhos ou lona, pegue algumas cartolinas, tintas e pincéis.
Dobraduras
Nesta era digital, voltar a fazer brinquedos de papel pode ser bem legal. Avião, chapéu, animais etc.
“O importante é chamar as crianças para fazer parte do processo da elaboração de cada objeto representado pelas dobraduras. Isso, além de divertido, ativa o imaginário, abrindo espaço para a criatividade e a concentração”, ressalta Marina.
O Quem Coruja sempre levou muito a sério as brincadeiras infantis e por aqui você encontra outras matérias e artigos sobre o tema. Leia também Brincar com os filhos vai muito além da diversão, A importância do brincar e Brincar ajuda no desenvolvimento das crianças e divirta-se!