Escola de samba do Rio encanta com enredo sobre brinquedos e faz refletir sobre a importância da infância
Hoje acontece o tradicional desfile das escolas de samba campeãs do Rio de Janeiro. Depois de 20 anos, a União da Ilha vai voltar à passarela no pelotão de elite. A agremiação ficou em quarto lugar após encantar público e jurados com o enredo “É brinquedo, é brincadeira – A Ilha vai levantar poeira”, do carnavalesco Alex de Souza. Aqui, no Quem Coruja, procuramos sempre dar alguma dica de lazer aos sábados. Teatro, cinema, shows são sempre bem-vindos, mas assistindo ao desfile da Ilha é fácil perceber que o mais importante é deixar a criança ser criança, e isso implica, sempre, em brincadeiras.
Se não houver uma peça ou um bom filme em cartaz. Se não for possível fazer um passeio especial. Se o dinheiro está curto ou o tempo é limitado, ainda assim, as crianças podem se divertir. Perguntamos a Alex de Souza o que mais o motivou a escolher o tema para este carnaval. O colorido dos brinquedos foi o que primeiro veio à mente do carnavalesco, pois ele tinha que pensar no resultado na avenida. Mas logo ele mesmo percebeu que o enredo era muito mais profundo do que uma sucessão de bonecas, carrinhos, bolas e videogames.
– Li alguns livros, visitei exposição e vi que não poderia me limitar a contar a história dos brinquedos. Tinha que mostrar a importância da infância, e de como a brincadeira ajuda na formação dos indivíduos. Há brinquedos educativos, brinquedos competitivos, brinquedos industrializados e artesanais. E há, ainda hoje, crianças exploradas, e mesmo crianças ricas que não têm tempo de brincar – avalia Alex de Souza.
O Quem Coruja parabeniza o belo e alegre desfile da Ilha, e deixa a dica para esta semana: vamos brincar!