A otoplastia pode ser feita a partir dos seis anos
Uma deformidade nas orelhas pode levar a criança a um constrangimento tão grande que pode provocar danos emocionais mais importantes como depressão e complexo de inferioridade. De acordo com o cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti, otoplasia – cirurgia d correção nas orelhas – pode ser feita a partir dos seis anos e é indicada para pacientes que possuem abdução das orelhas (ângulo aberto), hipertrofia de concha (aumento do tamanho) e ausência de anti-hélix (dobra superior da orelha).
– O tratamento pode ser feito a partir dos seis anos e o médico avalia a real necessidade da cirurgia, a partir das queixas do paciente – explica.
As deformidades não provocam dor. O maior problema é mesmo o constrangimento por conta da alteração da forma.
– Isso pode levar a um comportamento de fuga como, por exemplo, nos casos das meninas, que passam a esconder as orelhas com o cabelo mais longo.
A cirurgia dura entre 30 e 50 minutos e a recuperação pode variar de 15 a 20 dias. Durante o procedimento cirúrgico, as deformações são corrigidas. Nos casos de cirurgias em crianças, é fundamental que pais e médicos expliquem aos pequenos como será o procedimento e quais resultados podem ser esperados, para que não haja frustração.
– Por conta da deformidade das orelhas, muitas vezes a criança é motivo de chacota. Se realmente for constatada a necessidade da cirurgia, a autoestima dela será extremamente beneficiada.