Pediatra explica causa de cólicas em recém-nascidos
O choro do bebê pode indicar muita coisa, e uma delas é a cólica. É comum nos primeiros meses de vida e costuma deixar mamães e papais bem angustiados. Mas não há muito o que se fazer. As cólicas em bebês estão relacionadas à imaturidade do intestino, e não indicam problemas de saúde.
– As cólicas do lactente fazem parte dos Transtornos Gastrointestinais Funcionais no lactente, presente em aproximadamente 42% dos lactentes. É funcional, ou seja, não tem nenhuma causa orgânica ou anatômica. O intestino do recém-nascido é imaturo, a flora intestinal ainda não está estabelecida, enfim, as cólicas do lactente são frequentes, mas benignas. O pediatra irá orientar os pais sobre o manejo dessa situação, principalmente tranquilizar os pais – explica Tadeu Fernando Fernandes, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
O aleitamento materno exclusivo ajuda a diminuir as cólicas em bebês, pois é o alimento mais adequado para o organismo deles. E tanto melhor será se a dieta da mamãe for equilibrada. Segundo o pediatra Tadeu Fernandes, a alimentação da mãe que amamenta não é o grande fator que causa cólicas, mas é recomendável evitar o consumo de leite de vaca em excesso e bebidas ricas em cafeína, como café, chá preto e energéticos.
– Podemos dizer que a mãe pode comer de tudo um pouco – orienta o médico.
As cólicas podem mesmo deixar muitas mamães nervosas, mas o pediatra recomenda tranquilidade. Massagem e banho podem ajudar. Só não use nenhuma medicação sem conhecimento do pediatra do bebê.
– Não existem remédios milagrosos para não ter cólicas, existem intervenções pontuais como exemplo o probiótico Lactobacilos reuteri que pode, segundo vários estudos clínicos, reduzir horas de choro devido às cólicas. Existem inúmeras outras opções no mercado, mas sem nenhum estudo clínico sério que comprove a eficácia. Massagens, banhos de banheiro, transmitir tranquilidade ajudam no manejo das cólicas do lactente – ressalta Tadeu Fernandes.
Perfeito o Dr Tadeu.
Ele sim deveria ter participado dos assuntos recentemente divulgados em lives fazendo apologia a homeopáticos e medicações à disposição das famílias, sem nenhum embasamento sério, ficando estas lives muito aquém daquilo que a SBP deveria chancelar.