Os benefícios das atividades artísticas para crianças com TDAH
Dança, teatro, música, pintura. Qual a relação dessas expressões artísticas com o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)? Elas podem ser bastante benéficas para as emoções e comportamentos de crianças e adolescentes com TDAH, explica a psicóloga Nathalia Brandão, especialista em psicologia infantil e adolescente, da plataforma Baby Concierge.
Essas atividades, de acordo com a profissional, podem ser uma das principais maneiras de reduzir os sintomas de TDAH.
– A arte é parceira na procura pelo controle e manejo dos comportamentos e emoções de uma criança ou adolescente. Atividades como essas estimulam os relacionamentos interpessoais, que podem vir a piorar ao longo dos anos devido ao transtorno, além de fortalecerem a criatividade. Praticando, é possível equilibrar os neurotransmissores importantes no cérebro, capazes de expressar sentimentos positivos ligados ao prazer e ao bem-estar – afirma Nathalia.
Como o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, é comum que atividades que exercitem a mente sejam mais funcionais para auxiliar no tratamento. E é por isso que a arte e as atividades a ela relacionadas se destacam de forma positiva, segundo a especialista:
– A maneira mais benéfica de trabalhar os sintomas de TDAH de uma criança são atividades como dança, expressão corporal, teatro, música e especialmente a pintura (as cores e o processo de pintar são essenciais para o desenvolvimento da criatividade e para o controle sobre o manejo dos comportamentos e emoções de uma criança). Aulas e afazeres como estes podem ser eficientes na busca pelo controle do comportamento.
As atividades artísticas não precisam estar restritas a acompanhamento profissional. Serão eficazes também se incluídas na rotina familiar.
– Sugiro que os pais participem sempre que possível e tornem algo leve e divertido, sem obrigatoriedade. Evitando que a criança seja pressionada, ela ficará mais satisfeita em realizar as atividades e assim, aumentar sua criatividade e imaginação – avalia Nathalia Brandão.
TDAH – Ocorrências, diagnóstico e tratamentos
De acordo com dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção, pelo menos 5% da população infantil do mundo apresenta o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). No Brasil, são cerca de 2 milh´ões de casos diagnosticados por ano.
– TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento multifatorial que, de acordo com uma teoria que acredito, não se trata de deficiência intelectual, mas da dificuldade em obter e manter o foco. Pessoas com TDAH, costumam apresentar alterações na região frontal do cérebro, manifestando a redução da capacidade de atenção, dificuldade de seguir instruções, alteração no autocontrole, ansiedade, redução da capacidade de planejamento, dificuldade de memória, de manter-se parado fisicamente em um lugar e esperar sua vez para falar – explica a psicóloga.
Mas para o efetivo tratamento e consequentes benef´ícios para crianças e adolescentes, é necessário um diagnóstico correto da condição. Segundo Nathalia, a identificação incorreta do transtorno acontece com frequência:
– É preciso analisar com cautela, pois, hoje vemos uma enxurrada de diagnósticos incorretos, que podem impactar negativamente no tratamento adequado aos sintomas. E, por mais que o diagnóstico seja clínico, caso se dê por uma equipe multidisciplinar, as chances de ser assertivo se tornam bem maiores.