Luiz Raul Machado fala do amor pelos livros e pela literatura infantil
Autor de vários livros infantis, muitos deles premiados, Luiz Raul Machado é presença certa no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que acontece até o dia 19 de junho, no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro. Para ele, o evento é fundamental.
– Sempre participei do Salão, seja com lançamento de livros, seja bate-papo com as crianças, e presença nos seminários. Este ano não vai ser diferente. Só espero que a crise brasileira não afete muito um evento que para mim é fundamental – diz Machado, que tem o amor pelos livros como sua maior inspiração para escrever para crianças. – Como sempre fui um leitor voraz, quero que as crianças de hoje se tornem também leitoras, tenham pelos livros o mesmo amor que eu tenho. Meu ídolo, Monteiro Lobato, já velho, disse que se arrependia de ter perdido tempo escrevendo pra gente grande, “bicho mais sem graça”.
Em seus livros, Luiz Raul Machado não tem a preocupação de “ensinar”, mas de oferecer conhecimentos, aumentar possibilidades, promover experiências, enfim, tudo o que a boa literatura permite.
– Como toda literatura, a que é destinada a crianças não é matéria didática. É para formar gente, melhorar as pessoas, escancarar o mundo que a leitura ajuda a abrir – define o autor.