Corridas infantis unem brincadeira e atividade saudável
Camisa, sacola, lanchinho. Esse costuma ser o kit retirado por crianças que participam de corridas infantis. E a diversão ainda termina com distribuição de medalhas, deixando até quem não venceu a prova super feliz. Mais do que uma brincadeira, esse tipo de evento traz o saudável hábito da atividade física para um momento de lazer da família.
A Senninha Racing Day, promovida pelo Instituto Ayrton Senna, e a Corrida Kids, realizada pelo grupo Pão de Açúcar, são exemplos do interesse que as corridas infantis despertam. A terceira edição da Senninha, em setembro, em São Paulo, reuniu 500 pequenos. Já a Corrida Kids chega a sétima edição no Rio de Janeiro, tendo atraído mais de 10 mil crianças nestes sete anos de realização.
Segundo Raphael Crizanto de Araújo, professor de Educação Física que atua na Subsecretaria do Legado Olímpico, corridas infantis chamam a atenção pelo lúdico, mas ajudam a despertar nas crianças o interesse pela atividade. E, ele ressalta, correr faz muito bem à saúde da garotada.
– É importante para o desenvolvimento da força muscular, flexibilidade, resistência, aperfeiçoamento da coordenação motora, estímulo do metabolismo ósseo, aumento da capacidade respiratória e cardíaca, melhora no humor e do apetite, além de prevenir a obesidade e, em longo prazo, diminuir o risco de hipertensão e diabetes – relaciona Raphael.
Nas corridas infantis, as provas também são divididas por faixa etária, geralmente com aumento de percurso conforme o crescimento da idade. Tudo pensado para a diversão, mas também por segurança. Aliás, se a criança se interessar mesmo em praticar o esporte, alguns cuidados são importantes.
– Praticar corrida é um excelente exercício, mas deve ser realizado com orientação de um profissional de Educação Física, e somente depois de avaliação e liberação médica – lembra Raphael.
Foto em destaque: Senninha Racing Day/Divulgação/Fisheye