Confira a receita prática e gostosa e as dicas para uma alimentação saudável
Na Cozinha desta sexta, a designer Aline Polycarpo compartilha a experiência de alimentação de sua filha Manoela, de 2 anos e cinco meses. Segundo ela, o prato com cara de coruja – que vai sendo colorida com os alimentos – é um grande facilitador do processo. Vamos ao depoimento:
“Manoela teve fases ruins para comer e está cada vez mais seletiva. Como já não aceita mais sopinha como antes, invento o que posso para que ela coma a maior variedade possível de legumes e verduras. Monto cada pratinho pensando em uma proteína, um ou dois legumes de cada grupo – cenoura é o que se vê mais frequentemente já que ela aceita super bem -, uma verdura, arroz e feijão. Às vezes coloco a verdura misturada no arroz ou na carne, mas muitas vezes deixo inteirinha no prato, mesmo que ela não coma – pois dizem que a criança acaba por experimentar um dia ou, no mínimo, cresce achando que o natural é um prato colorido.
Em geral, não coloco o feijão no prato porque ela não gosta de comer misturado. Ofereço num pote separado. A nutricionista me recomendou fazê-lo batido, e não apenas o caldo, porque o ferro está grão. Às vezes, bato o feijão com abóbora ou outros legumes. Ela come tudinho antes traçar o pratinho da coruja.
Tento seguir as recomendações da nutricionista e dos blogs e fóruns que acompanho o máximo possível. Faço muitas receitas indicadas no site As Delícias do Dudu. E a Thais, mãe do Dudu, acabou me inspirando a ousar mais nas preparações, usar a criatividade nas receitas e continuar insistindo nas coisas saudáveis.
Uma das receitas que inventei foi o omelete batido no liquidificador – isso porque a Manoela não aceitava comer pedaços, teve época que até cuspia ovo mexido, por exemplo. É rápido, fácil e fica delicioso”.
Omelete de liquidificador
Ingredientes
1 ovo
1 colher de sobremesa de queijo parmesão
5/6 folhas de espinafre cru
1 pitada de sal (se achar necessário)
Modo de fazer
Bater tudo no liquidificador
Esquentar a frigideira em fogo médio
Untar com manteiga
Jogar o liquido direto na frigideira
Abaixar o o fogo e tampar
Quando estiver durinho, soltar as pontas com espátula e virar
Deixar dourar o outro lado
Colocar em um prato
Dica 1: Costumo cortar os pedaços com cortador de bolo em formato de círculo. Pode ser com cortadores de biscoito em outros formatos também. Quando ela comia menos cortava em coração, mas com o círculo consigo aproveitar melhor o ovo.
Dica 2: Funciona bem também com outros legumes. Já fiz com batata cozida, chuchu e agrião. Ficou maior e mais molinho, mas ficou bem gostoso também. Manoela comeu tudo e pediu mais!