A pedagoga Andrea Rodrigues explica os benefícios que a música traz para os pequenos
Estamos em plena época de carnaval e nas ruas enfeitadas é possível ver pessoas fantasiadas, alegria e muita agitação. Pequenos e grandes blocos carnavalescos atravessam a cidade arrastando uma multidão de foliões animados e incansáveis. E no meio de toda essa animação, encontramos foliões cada vez menores. Atualmente, existem várias opções de blocos e bailes voltados para o público infantil. É fácil entender porque tantas pessoas gostam do carnaval, inclusive as crianças. Sim, é verdade que muitas pessoas fogem da agitação e do barulho, mas não podemos negar que um número muito maior de pessoas espera ansiosamente pelo carnaval. Isso porque, além de proporcionar o primeiro feriadão do ano, tem como destaque a descontração e a irreverência.
Mas o carnaval, assim como outras festas, tem uma grande aliada: a música. É incontestável a força e a influência que música tem na vida dos seres humanos. Podemos considerá-la uma linguagem universal que se mantém viva ao longo dos tempos acompanhado a história da humanidade.
A música pode ser usada em diferentes situações como shows, peças de teatro, histórias, filmes e televisão. Além disso, possibilita uma diversidade de estímulos, entre eles o terapêutico, o didático e o pedagógico.
A música pode ser vista como uma das mais importantes formas de comunicação. Estudos comprovam, por exemplo, que o bebê, ainda no útero materno, desenvolve reações a estímulos sonoros. Portanto, desde muito pequenos somos “tocados” pelos sons. Além disso, a eficácia das canções de ninar é prova de que música e afeto se unem em plena harmonia.
Sabemos que o estudo musical desde a infância contribui muito para o desenvolvimento psicológico e social da criança, mas nesse momento estamos nos referindo à importância da presença da música na vida das crianças e não ao aprendizado de um instrumento musical. Mas a forma como a música nos envolve.
Ao ouvir uma música podemos sorrir, chorar, recordar momentos, batucar as mãos, bater os pés, cantar e dançar. Mas dificilmente ficamos indiferentes a sua presença. Até mesmo as músicas consideradas chatas por algumas pessoas, as famosas músicas “chicletes”, aquelas que grudam na nossa cabeça e não saem, nos provocam sensações.
Isso porque a música possui inúmeras funções. Ela promove a socialização, aguça a memória, a criatividade, a percepção, desenvolve o raciocínio e possui também, um caráter relaxante.
A maioria das escolas reconhece os benefícios que a música proporciona e mantém essa aula em sua grade de atividades. Ao cantar a criança tem a possibilidade de trabalhar a concentração, a memorização, a coordenação motora e a consciência corporal. A música parece possuir um imã que mesmo sem querer o nosso corpo acompanha o ritmo. Ao se movimentar para tentar acompanhar a música a criança experimenta novas formas de dançar e novas expressões corporais. Além disso, a música potencializa a aprendizagem cognitiva e afetiva.
O carnaval não acabou, portanto ainda dá tempo de observar os pequenos foliões dançando sem parar. Essa é uma ótima oportunidade de perceber como a música é capaz de ligar de uma só vez corpo, mente e coração.