Mesmo sabendo que não existe a fórmula mágica para cuidar das crianças, estamos sempre à mercê de algumas “receitas” e acabamos frustrados quando não conseguimos sucesso ao praticá-las com nossos filhos. E é de forma leve e bem-humorada que o pediatra Roberto Cooper reforça a ideia de que cada criança traz o seu próprio “manual” e cabe aos pais desvendá-lo. O livro A bula de cada criança é uma coletânea de artigos nos quais o médico alerta para o excesso de informações e de especialistas sobre cada etapa do desenvolvimento infantil, o que pode gerar insegurança nos pais e fazê-los duvidar de suas próprias percepções.
– Os pais sabem muito mais sobre seus filhos do que imaginam. O papel do pediatra é o de apoiar, orientar e fornecer ferramentas para que eles possam exercer suas funções com confiança, paciência e criatividade. Pais confiantes tendem a criar filhos mais seguros e independentes – avalia Cooper.

Os quase 40 textos do livro refletem o estilo de Cooper – seja no consultório, na docência ou fóruns de saúde –, ao promover uma prática pediátrica humanizada e informativa. Ele fala do comportamento dos bebês, de alimentação, das preocupações com cada fase das crianças, mas, sobretudo, orienta pais e mães a terem autonomia no dia a dia com seus filhos. Afeto e respeito são o mais importante.
– É preciso dar mais valor à emoção. Os pais devem desconfiar de métodos que lhes tentam empurrar e esquecer a busca pela perfeição. E, uma vez livres desse peso, deixem fluir o amor que nos torna humanos – diz o médico.
Publicado pela Editora Máquina de Livros, A bula de cada criança é vendido no formatos impresso e digital.