Certificado de curso do Avasus é uma recomendação para ampliar licença paternidade
Ninguém nasce sabendo ser mãe ou pai. Podemos atribuir muitas coisas ao instinto maternal, mas os vários cursos para gestantes mostram que é sempre bom ter informações importantes sobre os cuidados com o bebê. Da mesma forma, os homens podem aprender um pouco mais sobre o universo da paternidade. Um exemplo disso é o curso “Pai Presente: Cuidado e Compromisso”, oferecido pelo Avasus (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde), desenvolvido Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Certificado do curso pode aumentar tempo de licença paternidade
O curso ajuda pais e futuros pais a se envolverem no planejamento familiar, no acompanhamento do pré-natal e no desenvolvimento da criança. O certificado do curso também tem sido aceito como comprovante para estender a licença paternidade para 20 dias em empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã.
– O curso Pai Presente foi lançado no Avasus, em agosto de 2016, no Dia dos Pais. E tem duração de 12h. Hoje, há mais de 9.400 inscritos. O curso encontra-se com as inscrições abertas e mantem-se sempre atualizado, sendo aberto para população geral – diz Karilany Coutinho, professora da UFRN e supervisora da plataforma. – O Avasus funciona como uma ampla plataforma para gestão dos processos educacionais fomentados pelos SUS. A plataforma permite uma gestão centralizada das informações a partir de uma visão completa dos processos, através de sistemas que destacam-se através de indicadores para acompanhamento das ações e das metas, pertinente a cada projeto de formação.
Karilany ressalta que, de acordo com o Ministério da Saúde, o curso Pai Presente: Cuidados e Compromissos não é um requisito para ampliação da licença paternidade, mas uma recomendação da Coordenação Nacional de Saúde do Homem (CNSH) para essa ampliação.
O jornalista Marcelo Gomes conseguiu acompanhar de perto os primeiros 20 dias de vida de João Marcelo, nascido em junho deste ano, depois de apresentar o certificado do curso na empresa.
– A informação que tive no RH da empresa era de que eu tinha que apresentar certificado de um curso de paternidade responsável. Nunca tinha ouvido falar disso e comecei a procurar. Soube do curso por um amigo. Achei bem informativo. Tem vídeos de pais contando experiências e tópicos que explicam nossos direitos. Acho importante, principalmente, para pessoas sem muitos conhecimentos ou que vivem em locais onde o machismo é muito grande, pois ajuda a refletir sobre a importância de o pai ajudar nos cuidados com o bebê – avalia Marcelo, feliz por ter tido a oportunidade de cuidar do filho por mais tempo. – Troco fralda, boto para dormir, somos eu e minha mulher cuidando dele.
Na plataforma Avasus, há outros cursos voltados para pais.
LEIA TAMBÉM: Ampliação da licença paternidade