O aprendizado pode ser bem divertido e criativo. E exemplo disso é o De Criança Para Criança que transforma em animações os trabalhos realizados pelos próprios alunos em sala de aula. O programa, que atua em escolas públicas e privadas e tem conteúdo gratuito no canal infantil Zoomo e no youtube, foi um dos selecionados em toda a América Latina num mapeamento feito pelo site HundrEd e pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sobre projetos educacionais inovadores, que podem inspirar e ajudar no caminho da educação pós pandemia.
– Esse reconhecimento é a comprovação de que estamos no caminho certo e o nosso discurso faz sentido, pois tocamos na tecla do protagonismo infantil muito antes da mídia começar a falar sobre esse assunto. Nós realmente fazemos isso de maneira simples e lúdica, porque acreditamos que a educação deve ser leve, e que as crianças deveriam sair da sala de aula com um nível de retenção do conteúdo dado, muito maior. O HundrEd é uma ONG totalmente voltada para o que há de inovador na educação mundial. Passamos por um processo que analisou mais de 3.600 metodologias de ensino pelo mundo e ficamos entre as 100 mais brilhantes inovações. A HundrED, está situada na Finlândia. O De Criança Para Criança é um programa que inspira a criatividade e a inovação nas escolas – avalia Vitor Azambuja, diretor criativo e um dos criadores do De Criança Para Criança.
De Criança Para Criança – Programa transforma trabalho de alunos em vídeos de animação
O sucesso do programa está em “dar vida” às histórias que as crianças constroem com a ajuda do professor a partir do conteúdo que estão abordando. O vídeo de animação é feito com base nos desenhos criados pelos alunos. As imagens são fotografadas e enviadas por celular, assim como os áudios das próprias crianças contando a história. A iniciativa já produziu mais de 800 animações a partir desses trabalhos, todos disponiblizados na EncicloKids, espaço digital que separa por categorias.
– Criamos a Enciclokids justamente para que professores e alunos possam se utilizar dela como material de estudo. Seu conteúdo com mais de 800 animações criadas em sala de aula, está dividido em disciplinas (matemática, português, geografia etc) e ano escolar. O professor pode criar uma aula a partir de uma animação ou apresentá-la em sala de aula – explica Giba Barroso, também criador e presidente da De Criança Para Criança.
O programa foi lançado em 2015, e agora, com a seleção pelo HundrEd e BID, terá acesso a formações, rede de contatos e oportunidades para multiplicar essas ações. Será também um caminho para expandir o alcance da plataforma, que já possui versões inglês e espanhol.