Ortodontista orienta sobre dentes de leite que demoram a cair
Se a criança abre aquele sorriso banguelinha, a gente já sabe que está passando pela fase de troca dos dentes de leite pelos dentes definitivos. Essa fase pode variar de criança para criança, e costuma acontecer entre os 6 anos e 13 anos. Mas e quando o dente de leite não cai?
– O dente não cai porque não tem espaço na arcada. O dente de leite é pequeno e vai ser substituído por um definitivo grande. O dente definitivo não tem espaço para passar – explica a ortodontista Gisele Costa.
Essa falta de espaço pode estar associada à alimentação e alergias respiratórias, segundo Gisele:
– A alimentação é muito importante. Crianças com preguiça de mastigar têm menos desenvolvimento das arcadas. Crianças muito alérgicas e que respiram pela boca também.
Se um dente de leite demora muito a cair, acaba afetando o posicionamento dos demais dentes. Mas não se trata de um problema grave ou de difícil solução. O acompanhamento odontológico, no entanto, é necessário. É o dentista que vai avaliar a causa do dente não ter caído no tempo certo e o melhor tratamento para a criança.
– É preciso ter certeza de que existe o definitivo correspondente para substituí-lo. Por isso, pedimos radiografias para nos certificar da presença de todos os dentes e onde estão. Isto é o mais importante. Devemos lembrar que se ele não caiu no tempo certo temos que investigar. E entender que um aparelho ortodôntico vai ajudar a “arrumar a bagunça dentro do osso”, direcionando os dentes definitivos para seus devidos espaços. Normalmente, quando colocamos um aparelho que vai ajudar a arcada a expandir criando espaços, os dentes de leite atrasados começam a cair naturalmente – explica Gisele.
O uso de aparelho é indicado para alinhar os dentes definitivos que podem acabar ficando tortos devido à presença do dente de leite.
– A língua tem uma importância muito grande na posição dos dentes na boca. Nesta hora que nasce o dente definitivo, ela ajuda no direcionamento dele para uma posição mais próxima da correta. Junto da língua também temos as bochechas e lábios controlando essa movimentação. Mas na maioria das vezes o alinhamento ideal acontece mesmo com o aparelho – diz a ortodontista, lembrando que o uso de aparelho também pode contribuir para que o dente de leite não precise ser arrancado – Às vezes é preciso tirar. Mas na maioria dos casos, quando abrimos essa arcada com o uso de aparelho, ele acaba ajudando a amolecer o dente e o faz cair de forma natural.