Dia 10 de outubro, Dia Mundial da Visão. Dia de olhar com mais atenção para os olhos de nossos filhos. No Brasil, estima-se que 80% das crianças em idade escolar nunca fizeram exames oftalmológicos, e isso é preocupante. “A miopia, por exemplo, é um problema que, com frequência, progride com o passar dos anos e pode trazer consequências que vão além da saúde, como o prejuízo no aprendizado ou falta de socialização da criança. O diagnóstico é simples e atualmente existem algumas opções de tratamento que podem ajudar a retardar sua progressão”, destaca o médico oftalmologista César Lipener, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Os casos de miopia, aliás, têm aumentado, acometendo uma em cada três pessoas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O vídeo “Fora de Foco” mostra as dificuldades que a criança com miopia enfrenta e a importância dos pais e/ou responsáveis ficarem atentos a alguns sinais e procurarem um oftalmologista.
Algumas dicas para ajudar a identificar crianças com miopia:
– Se um dos pais é míope, os filhos têm uma probabilidade 2-3 vezes maior de desenvolver miopia do que aqueles com pais não afetados com esta condição.
– Se ambos os pais são míopes, os filhos podem ter 5-6 vezes mais probabilidades de desenvolver miopia.
– Procure sinais precoces de miopia, como visão desfocada ao longe, dores de cabeça frequentes ou se verificar que o seu filho se aproxima muito para ver a televisão ou o quadro na sala de aula.
– Seu filho tem dificuldade em socializar.
– Apresenta atraso escolar e de aprendizagem.
– Evita desportos e atividades ao ar livre.