Alimentação Coruja Destaque Saúde

Dieta restritiva e saborosa

Bolo de chocolate (e mais) para crianças com restrições alimentares   

Glúten, leite e outras substâncias não podem fazer parte do cardápio de muitas crianças. Doença celíaca, intolerância à lactose e outras restrições alimentares, no entanto, não devem ser sinônimos de comida sem graça. A substituição de alimentos não costuma ser fácil, mas é possível.

– Encontrar os produtos prontos é dificílimo, além do alto custo. Também falta conhecimento da população, e disponibilidade. Para dietas restritivas você vai ter que encarar a cozinha. Não dá para ir ao supermercado e comprar a pizza semi-pronta, por exemplo, ou ligar para a pizzaria. Você vai ter que fazer. Acredito que seja um dos obstáculos maiores. As substituições são mais simples depois que você estuda um pouco sobre esse universo. A farinha de trigo pode ser substituída por farinha de arroz, fécula de batata e amido de milho, por exemplo. Para alergia ao leite, é só substituir o leite de vaca por qualquer outro leite vegetal (leite de coco, inhame, de amêndoas, de castanha). São substituições simples e mais saudáveis, inclusive – explica a chef Samantta Santos, especialista em culinária para dietas restritivas.

As substituições podem ser feitas até por quem não tem nenhum tipo de restrição alimentar. Mas, neste caso, não é recomendável cortar totalmente da dieta as substâncias que não estão agredindo o organismo. A orientação de pediatras e nutricionistas é fundamental.

– O trigo que temos hoje, após tantas modificações, não é o trigo com a qualidade que tínhamos anteriormente. O leite de vaca de hoje, nem podemos considerar como leite, devido a tantas químicas que carregam, portanto sempre haverá benefício na saúde da criança. De qualquer modo, o acompanhamento de um nutricionista para a dieta é sempre importante e a exclusão total não é indicada. Se a pessoa tem um problema de saúde diretamente ligado ao glúten (doença celíaca, sensibilidade ao glúten não-celíaca ou alergia ao trigo) a exclusão deve ser de 100%. Do contrário, não é indicado, pois posteriormente o organismo pode não aceitar mais essa substância. As pessoas que optam pela exclusão do glúten da dieta buscando uma melhor qualidade de vida, consomem a proteína de tempos em tempos. Evitam, mas consomem – lembra a chef.

Abaixo, receitas de bolo, creme de morango, pavê, pão de queijo e pão de batata desenvolvidas por Samantta para incrementar o lanche da garotada com (ou sem) restrição alimentar:

Danoninho vegano (creme de morango que tem como base o inhame)
Ingredientes:
10 colheres de sopa de purê de inhame (8 bolinhas de inhame de aproximadamente 35g cada);
1/3 de xícara de açúcar orgânico demerara (opcional, pode ser feito sem açúcar também, com outro açúcar e até mesmo com mel ou melado);
1 caixinha de morango (350g).

Modo de Preparo:
Bater no liquidificador o purê e os morangos picados. Está pronto.

Bolo Sensação de Morango com Chocolate
Ingredientes massa:
1/2 de xícara de café de óleo;
5 ovos;
1 xícara de café de leite de coco;
6 colheres de sopa de açúcar orgânico demerara (ou outro açúcar);
8 colheres de sopa de chocolate em pó;
1 saquinho de coco ralado;
1 colher de sopa de fermento em pó;
3 colheres sopa do Mix de Farinhas (3 xícaras de chá farinha de arroz, 1 xícara de chá de fécula de batata e 1/2 xícara de chá de polvilho doce).

Modo de Preparo:
Bater tudo no liquidificador. Bater bem, por aproximadamente 5 minutos. Levar ao forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 25 minutos.

Calda neutra:
1 xícara de chá de açúcar orgânico demerara (ou outro açúcar) e 3 xícaras de chá de água. Levar ao fogo por cinco minutos. Depois, deixar esfriar e guardar na geladeira por até 7 dias.

Ingredientes do recheio:
1/2 lata de condensado de soja;
1/2 lata de creme de soja ou de arroz;
1/2 colher de sopa de emulsificante para bolos;
1/2 pacote de gelatina de morango;
limão;
1 caixa de morangos cortados em pedaços (deixar uns três inteiros para decoração).

Modo de Preparo
Em uma vasilha, misturar o condensado e o creme de soja. Adicionar o limão aos poucos até perceber que o sabor forte da soja foi excluído. Levar a mistura ao liquidificador e adicionar o emulsificante e a gelatina de morango. Bater bem por aproximadamente dois minutos. Levar o creme à geladeira por, no mínimo, duas horas, até ficar bem consistente.

Cobertura – Ganache de Chocolate
Ingredientes:

100g de chocolate;
50ml de creme de soja (arroz ou leite de coco).

Modo de Preparo:
Derreter o chocolate no micro-ondas, em potência média, de um em um minuto para não queimar. Adicionar o creme de soja e mexer bem. Usar a ganache para cobrir o bolo.

Montagem do Bolo:
Cortar a massa ao meio, molhar com a calda neutra, rechear com o creme de morango e morangos em pedaços e prensar, deixando na geladeira de um dia para o outro. Depois, cobrir com a ganache de chocolate e decorar com morangos inteiros.

 

Pavê de Chocolate com bolacha
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de chá de leite de soja ou outro leite vegetal;
1 lata de condensado de soja;
5 colheres de sopa creme vegetal ou óleo de coco;
1 caixinha de creme de soja;
1 colher de sopa de emulsificante;
300g de chocolate em barra sem glúten e sem lácteos.

Calda:
1 xícara de chá de leite de soja ou outro leite vegetal;
2 colheres de sopa de chocolate em pó;
3 caixas de biscoito recheado sem glúten e leite, sendo uma para decorar.

Modo de Preparo:
Levar ao fogo o leite, o condensado de soja e o creme vegetal. Ao levantar fervura, adicionar o chocolate picado ao creme fervido. Levar tudo para o liquidificador e bater bem (por no mínimo três minutos). Antes de desligar, adicionar o creme de soja , o emulsificante e bater somente para misturar. Reservar.

Montagem:
Misturar todos os ingredientes da calda em uma tigela. Molhar as bolachas na calda. Pegar uma forma e forrar com papel filme, e então montar o pavê: creme, bolacha, creme, bolacha. Leve à geladeira por, no mínimo, quatro horas. Decorar com as bolachas, com raspas de chocolate ou a gosto. É possível deslizar um garfo no pavê, formando um desenho/decoração.

 

Pão de Queijo
Ingredientes:
250g de mandioca (duas mandiocas grandes);
3 colheres sopa de óleo ou azeite;
1 colher sopa de sal;
1 e 1/2 xícara de polvilho azedo;
1/2 colher de chá de essência de queijo.

Modo de Preparo:
Cozinhar bem a mandioca até começar a desmanchar. Amassar com o garfo, fazendo um purê de mandioca. Depois, adicionar o óleo, a essência, o sal e o polvilho. Misturar tudo com a colher e depois com a mão até que a massa desgrude da mão. Fazer as bolinhas. Pré-aquecer o forno em 180º por 15 minutos. Levar os pãezinhos para assar por aproximadamente 25 minutos. Rende 20 pãezinhos.

Pão de batata recheado de frango
Ingredientes:
250g de batata (aproximadamente 2 batatas médias);
1/2 xícara de farinha de arroz ou quanto baste;
1 colher de sopa de amido de milho ou fécula de batata;
Sal e demais temperos a gosto;
1 ovo;
1/2 colher de sopa de óleo;
300g de filé de peito de frango desfiado e refogado (temperos a gosto). *Você pode usar qualquer outro recheio de sua preferência

Modo de Preparo:
Cozinhar as batatas e amassar bem. Acrescentar os demais ingredientes e misturar. Pode ser na batedeira ou com a mão. Modelar os pães recheando com o frango refogado e levar para assar a 180 graus por aproximadamente 20 minutos para assar. Rende 8 pãezinhos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *