Os cuidados em creches não estão restritos a alimentação e higiene, são parte da educação
“Quando falamos em educação, pensamos tanto na formal, adquirida na escola, quanto na afetiva e moral, recebida em casa. Este espaço, portanto, será reservado a estas duas formas que se completam e se relacionam em todos os níveis da formação de uma criança. Por isso, é interessante a coincidência de estrearmos abordando o tema berçário. Como vocês verão a seguir, os cuidados com bebês em creches não estão restritos a alimentação e higiene, mas constituem já uma etapa importante dentro do trabalho desenvolvido na educação infantil”.
Para muitos bebês, a adaptação a um ambiente sem a família por perto começa já aos quatros meses, quando os pais precisam voltar ao trabalho e os deixam na creche. Para esses pequenos, também começam cedo os estímulos que as crianças recebem nas escolas. Especialista em Educação Infantil, a pedagoga Marcelli Martins, da creche Curiosa Idade e da rede municipal do Rio, trabalha o chamado “despertar do berçário”, um processo que antecede o programa de aprendizado da pré-escola, mas que já o integra por meio de atividades pensadas e desenvolvidas de acordo com o tempo de cada criança.
– É um trabalho de cuidado e afeto, mas que não fica restrito à assistência social. Berçário e creche fazem parte da Educação Básica, por isso também são espaços educativos – diz Marcelli.
Segundo ela, o trabalho com bebês envolve, basicamente, atividades sensoriais, e o olhar sempre atento e curioso do adulto:
– Geralmente, escolas e creches trabalham com projetos. Na Curiosa Idade, por exemplo, estamos falando da importância da água o ano inteiro. Com os bebês, abordamos o tema, fazendo-os experimentar água quente e fria e brincando na banheira, por exemplo. Não vamos ficar falando sobre água com eles, não é isso. Mas fazê-los perceber a água por meio da via sensorial.
Esta experiência tem feito Marcelli se aprofundar mais na pesquisa sobre a educação de bebês, e este ano, ela começou a ministrar oficinas sobre educação em berçário, com a também pedagoga Amanda Machado.
– Existem muitos estudiosos da temática do bebê. E acabei me tornando uma pesquisadora do assunto. Acho que o trabalho desde muito cedo desperta, na criança, leitura do mundo, afetando a curiosidade – afirma Marcelli.