O mercado de trabalho ainda é injusto com as mulheres. Existem preconceitos, desigualdades salariais e até falta de oportunidade em algumas áreas. E a maternidade, infelizmente, ainda impede ou dificulta a vida profissional. Mas há muitas mães fazendo ótimas carreiras, trabalhando com o que amam, dando conta de trabalho e filhos. E o Quem Coruja adora compartilhar histórias assim, como a de Camila Satya Sousa Seraim, que conseguiu emprego quando a filha, Mel, estava com menos de um mês de vida.
– No dia da entrevista, a minha filha, Mel, tinha apenas 15 dias. Eu fui muito sincera e falei que tinha outro filho de dois anos, o Bernardo, mas que realmente queria e precisava trabalhar. A resposta que recebi foi que outras candidatas ainda seriam entrevistadas e já me desanimei, achei que não seria contratada. Depois de duas semanas, recebi a ligação perguntando se eu poderia começar e fiquei muito feliz – relembra Camila.
O emprego era para o cargo de gerência na franquia Le Briju, de São Caetano do Sul (SP), e a oportunidade dada à Camila partiu da dona da loja, Karina Gonçalo Pereira.
– Levei em consideração os aspectos profissionais, ela se mostrou qualificada para o cargo. Quando ela disse que tinha uma filha com dias de nascida deixou claro que estava se candidatando a vaga porque realmente precisava do serviço e que iria fazer dar certo; e está dando – avalia Karina, que também é mãe.
Camila começou a trabalhar em dezembro de 2021, quando a loja Le Briju foi inaugurada do ParkShopping São Caetano. Ela já vinha armazenando leite materno e se preparando para conciliar maternidade e emprego. Morar perto do local de trabalho tem ajudado muito, além do apoio da família (a sogra é quem cuida das crianças) e a flexibilidade para alterar os horários. Tudo isso só tem contribuído para seu desempenho profissional.
– No dia da entrevista, ela mostrou que realmente queria trabalhar. Depois, ainda durante o treinamento e a montagem da loja, mostrou que estava apta para aquele trabalho. E está sendo assim até hoje. Ela é uma ótima funcionária e costumamos nos falar apenas para alinhar alguns pontos, porque quando tem algum problema ela consegue identificar e começa a atuar para resolver – elogia Karina.
O Espaço Coruja é destinado a histórias pessoais e experiências com a maternidade. Compartilhe a sua aqui, mandando e-mail para marta.paes@gmail.com