Destaque Educação Família Lazer

Exposição interativa “Pasteur, o cientista”

Que tal levar as crianças a um passeio interativo pela vida e obra de um dos maiores nomes da Ciência? A exposição “Pasteur, o cientista”, está em cartaz na Fábrica de Espetáculos (galpão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no bairro do Santo Cristo, na Gamboa). Vídeos, grafismos, animações, projeções, textos e desenhos apresentam toda a trajetória de Louis Pasteur (1822-1895) e grandes acontecimentos históricos de seu tempo. 

A mostra pode ser vista até o dia 3 de dezembro, de terça a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados e domingos das 10h às 18h.  Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a exposição conta com um posto de vacinação para atender à população adulta e infantil com todas as vacinas necessárias. As crianças precisam apresentar carteira de vacinação para controle. O posto vai funcionar nos dias e horários da exposição, a partir da abertura.

Confira o que os visitantes vão encontrar na exposição “Pasteur, o cientista”, que está estruturada em atos, como uma peça teatral, e conta com animações e interação:

Fotos de divulgação/Crédito Renata Teixeira

PRÓLOGO: Busto de Pasteur recebe os visitantes com projeções de videomapping. Um grande ciclorama pontua a história cultural do século 19. 

ATO 1 – CRISTAIS E DISSIMETRIA (1847-1857): O início de tudo: aos 21 anos, Pasteur decide – e consegue – resolver um mistério da ciência. Aqui, filme, experiência ótica e jogo de classificação ajudam a entender o processo. 

ATO 2 – FERMENTAÇÕES (1857-1876): Pasteur e os micro-organismos da fermentação: como o cientista inventou a pasteurização e resolveu impasses de indústrias como a da cerveja e do vinho. Aqui também começa a relacionar contaminação por micro-organismos e doenças. Microscópios e jogos proporcionam a interação nesse ato. 

ATO 3 – GERAÇÕES ESPONTÂNEAS? (1859-1864): A polêmica do surgimento dos micro-organismos: de onde vêm? Pasteur enfrenta outros cientistas e prova sua teoria.  O visitante descobre como foi, passo a passo, na multimídia instalada em vitrine mágica. 

ATO 4 – DOENÇAS DOS BICHOS-DA-SEDA (1865-1869): Pasteur salva a indústria da seda, eliminando doenças dos insetos produtores, na sua primeira pesquisa em patologias animais. Maquetes, equipamentos de época e dioramas ilustram o método e as descobertas. 

ATO 5 – DOENÇAS INFECCIOSAS E VACINAS (1876-1895): A pesquisa de Pasteur das vacinas para doenças dos animais se amplia.  Galinhas e carneiros recebem vacinas em experiências bem-sucedidas. O cientista ganha fama mundial com a invenção da vacina contra a raiva.  Um cenário de fazenda, jogos sobre as vacinas, filmes e maquetes contam essa história.

EPÍLOGO – PASTEUR E O BRASIL: Enquanto Louis Pasteur fazia a ciência avançar na Europa, os reflexos se suas pesquisas chegavam ao Brasil. D. Pedro II era um grande admirador do cientista, trocou correspondência com ele, tentou trazê-lo para o Brasil e fez uma grande contribuição para a criação do Instituto Pasteur. Foram fundados institutos de pesquisa e diversos cientistas e médicos brasileiros se destacaram na área, em especial Vital Brazil e Oswaldo Cruz. 

PASTEUR, O CIENTISTA
Até 3 de dezembro de 2023
Fábrica de Espetáculos – Avenida Rodrigues Alves, 323, Santo Cristo (Gamboa)VLT – Linha 1 – parada Utopia AquaRio
Visitação: De terça a sexta, das 9h às 17h | sábado e domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Recomendação etária: Livre
Agendamento de grupos: agendamento.pasteur@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *