Produções mais simples e personalizadas são novas apostas para as festinhas
Adoro comemorar o aniversários dos meus filhos. Pelo simples e grandioso fato de poder comemorar mais um ano de vida deles. Por isso, faço tudo com muito capricho. O que não quer dizer superprodução e luxo. Nada contra. Também adoro! Mas porque as coisas por aqui são mais simples, mesmo. E não é que essa simplicidade vem ganhando uma roupagem especial, com serviços especializados em festas tipo caseira?
A advogada Daniele Carneiro e a economista Carol Martins estão à frente da Festa das Comadres, especializada em artigos de festas autorais e exclusivos. As duas atuavam no mercado financeiro, mas sempre foram festeiras, daquelas que gostam de preparar as próprias festinhas. Há quatro anos, transformaram o hobby em negócio.
– As festas mais intimistas têm ganhado cada vez mais força. Isso porque o “feito em casa” entrou na moda (muito do diy (do it yourself) que já acontece lá fora, mas com a praticidade que as mães pedem). Somam-se a isso, os tempos de crise, em que as famílias não deixam de comemorar datas importantes, como aniversários, batizados etc, mas diminuem os gastos. Nós percebemos isso recentemente, o ticket médio de nosso consumidor acabou diminuindo, mas, ao mesmo tempo, conquistamos cada vez mais um público que quer evitar aquelas festas faraônicas, preferindo festejar de uma forma mais simplista, sem perder o charme e a qualidade de produtos – diz Daniele.
Entre os produtos da empresa estão descartáveis de papel decorados (marca registrada da empresa), talheres de madeira certificada, toalhas feitas em tecido 100% algodão com combinação de estampas e copinhos de brigadeiro decorados. Há também tags para doces, cones de papel estampados para guloseimas, bandeirolas e pompons de seda.
– Costumamos dizer que nossas festas são pensadas para a criançada. Portanto tem que ter a ‘cara’ do aniversariante. Se não temos o tema eleito, oferecemos como opção o “ Kit das Comadres sob medida”, em que customizamos o projeto de identidade visual com a escolha minuciosa de cores, texturas e formas que remetam ao tema escolhido. Isso porque não trabalhamos com as imagens licenciadas de personagens. A vantagem do nosso produto é que o cliente acaba escolhendo os artigos que mais têm a ver com sua proposta de festa, e montando dessa forma o seu kit ideal. Os produtos que mais saem são as bandeirolas (sejam apenas decoradas como personalizas) e os enfeites aéreos: colmeias, pompons de seda e lanternas. E é claro, os copinhos decorados, marca registrada da Festa das Comadres – explica Daniele.
A Festa Lúdica é outro exemplo do estilo mais simples de comemorações. Segundo Lívia Neder, uma das sócias da empresa, a procura pelo serviço tem mostrado o interesse por decorações diferentes.
– Acredito que os clientes que procuram a Festa Lúdica se identificam com nossa proposta e querem produções bem originais. Querem beleza, mas não curtem exageros. Querem uma festa para os filhos se divertirem de verdade. Planejamos as festas pensando em todos os detalhes para transformar sonhos em realidade. Buscamos uma decoração mais clean, personalizando os temas propostos de maneira leve e original. Acreditamos que o menos é mais e nos preocupamos em evitar desperdícios e poluição visual. O charme está na criatividade e nos detalhes – explica Lívia.
Foi após o nascimento do filho, Ravi, que Lívia deixou a carreira de jornalista para investir no mercado de festas.
– É um universo encantador que já me chamava a atenção antes mesmo de ser mãe. Em tempos de crise acredito que todos os segmentos vão ter que se ajustar. É nesse momento que nossa filosofia voltada para a sustentabilidade, sem deixar a beleza e o encantamento de lado, pode ser o diferencial.